sexta-feira, 4 de janeiro de 2019

"O QUE ESCREVERAM OS AUTORES" - LEITURAS 2018 - XXXI

Resultado de imagem para "O QUE ESCREVERAM OS AUTORES"

Aqui se reúnem, neste livro de 244 páginas, textos de grandes nomes da cultura portuguesa, originalmente publicados na revista Autores, uma publicação da SPA-Sociedade Portuguesa de Autores.

São importantes reflexões sobre o teatro, a música, a dança, a arte, a censura, a imprensa ou a condição de escritor, entre outros temas, em diferentes épocas, reflexões que são memória indispensável para a preservação da nossa identidade.

Aquilino Ribeiro, Ferreira de Castro, Joly Braga Santos, José Rodrigues Miguéis, José Galhardo, António Lopes Ribeiro, Gustavo de Matos Sequeira, José Régio, Miguel Torga, Manuela de Azevedo, Natália Correia e Rosa Lobato Faria são alguns dos autores dos artigos, assim como Júlio Dantas, o primeiro presidente da SPA, entre muitas outras grandes personalidades da criação artística em Portugal. Os textos são acompanhados de breves notas biográficas.  


Imagem relacionadaResultado de imagem para ferreira de castro biografiaResultado de imagem para José rodrigues migueisResultado de imagem para antónio lopes ribeiro
Aquilino Ribeiro                  Ferreira de Castro              José Rodrigues Miguéis                              António Lopes Ribeiro

Já sabia que o Miguel Torga é o pseudónimo literário de Adolfo Correia da Rocha, mas só depois de ler este livro fiquei a saber o porquê deste pseudónimo:

— MIGUEL, em homenagem ao poeta espanhol Miguel de Unamuno e TORGA como elo de ligação à sua terra natal, dado ser esse o nome de um arbusto abundante em Trás os Montes.  


3 - razoável

0 - li, mas foi zero
1 - desisti
2 - li, mas não me cativou
3 - razoável
3,5 - interessante
4 - bom
5 - muito bom
6 - excelente
7 - obra prima


Sem comentários:

Enviar um comentário