sábado, 3 de setembro de 2016

"HISTÓRIA DA CURIOSIDADE" - ALBERTO MANGUEL - LEITURAS 2016 - XXVIII


Depositava (elevadas) expectativas na leitura deste livro, pois gosto de ler livros que falem sobre livros, e o tema (curiosidade) era-me imensamente apelativo. Todavia, "UMA HISTÓRIA DA CURIOSIDADE", falando efectivamente de livros mas sendo, sobretudo, uma reflexão sobre as questões da vida humana vista pelos olhos de um grande erudito, achei-o demasiadamente "maçudo" já que, ao fim e ao cabo, no meu entendimento, note-se, é quase (apenas e só) uma homenagem a Dante e por consequência à "Divina Comédia", abordando os outros escritores (referenciados na contracapa), mas apenas muito sumariamente.

Convenhamos que DANTE/DIVINA COMÉDIA não será propriamente matéria que esteja ao alcance de qualquer vulgo leitor (tal como eu, que estou no início de uma infindável aprendizagem). 
Gorou, por isso, completamente as minhas expectativas; mas, atenção, continuo fã (e leitor) de Alberto Manguel.

Lê-se na contracapa: 
                              "UMA HISTÓRIA DA CURIOSIDADE" procura abolir as fronteiras entre literatura, filosofia, história da arte e memória, e desafia o leitor a construir diferentes interpretações da ideia da "curiosidade". 

Para Alberto Manguel tudo se move pelo impulso da curiosidade, num círculo em que esta estimula a busca do conhecimento e a aquisição de conhecimento inspira mais curiosidade.
Depois de tudo o que leu e pensou, Manguel propõe um diálogo, interpela o leitor e alude a outras obras e à vida dos seus autores. Nesse percurso, acaba por traçar o mapa da sua própria vida intelectual, o que permite afirmar que este é o seu livro mais pessoal, aquele em que se descreve melhor.
Entre os escritores, artistas, pensadores e cientistas a que dedica cada capítulo, constam, por exemplo, Tomás de Aquino, David Hume, Lewis Carrol, Platão, Agostinho de Hipona e, acima de todos, Dante. Por intermédio destes eternos curiosos, Manguel convida-nos e concede-nos o necessárrio passaporte. 


ALBERTO MANGUEL nasceu em Buenos Aires-Argentina-1948 

Sem comentários:

Enviar um comentário