quarta-feira, 28 de setembro de 2016

"A GUERRA DO FIM DO MUNDO" - MÁRIO VARGAS LLOSA - LEITURAS 2016 - XXXIII




Mário Vargas Llosa é um grande escritor e este é um grande livro — uma epopeia que relata a vida de parte de um povo que compõe este grande país, que é o Brasil.

Li-o com grande interesse, apesar das mais de quinhentas páginas (e letra pequenina).

Será certamente um dos grandes livros deste Nobel da Literatura (2010), nascido em Arequipa, no Peru, mas com dupla nacionalidade peruana e espanhola, e que foi em 1990 candidato, sem sucesso, às eleições presidenciais peruanas.  É apenas o segundo livro que leio deste excelente escritor, o outro, que também recomendo vivamente, foi o magnífico "O HERÓI DISCRETO".

Mário Vargas Llosa tem sido ultimamente notícia, não nas revistas literárias, mas sobretudo nas revistas cor de rosa, sendo actualmente, por força da sua paixão actual (Isabel Preysler, viúva desde 2014) um habitué do jet-set e da alta sociedade espanhola (tem nacionalidade espanhola desde 1993).

Sobre este excelente livro:
                                          — CANUDOS, uma remota localidade do nordeste brasileiro, foi nos finais do séc. XIX, o palco de um movimento de tipo messiânico que desembocou numa guerra civil (A GUERRA DE CANUDOS), na qual morreram milhares de brasileiros. Este vasto movimento popular formado em torno de um místico (António Vicente Mendes Maciel, O CONSELHEIRO, misto de santo e de profeta) funda uma sociedade à margem do mundo oficial. O governo do Rio de Janeiro reage, enviando uma força militar para repor a ordem. 
Mas a resistência foi imediata e eficaz obrigando a tropa a fugir, dando início à Guerra de Canudos.
É a história desta guerra que Mário Vargas Llosa nos conta, sobre a forma de romance, neste grande livro.


Imagem relacionada
Mário Vargas Llosa nasceu em 1936 (no Peru)

nota 4 para "A guerra do fim do mundo"

0-li, mas foi zero
1-desisti
2-li, mas não me cativou
3-razoável
3,5-interessante
4-bom
5-muito bom
6-excelente
7-obra-prima

Sem comentários:

Enviar um comentário