domingo, 28 de junho de 2015

LEITURAS 2015 - XIX - "BIBLIOTECAS CHEIAS DE FANTASMAS" - JACQUES BONNET




Este livro aborda essencialmente o tema da biblioteca e de todas as consequências que esta traz. 

Encontra-se dividido em capítulos que abordam temas como as bibliomanias, a arrumação dos livros, práticas de leitura, ou a forma como o leitor sabe mais sobre as pessoas que encontra nos livros do que sobre as pessoas que os escrevem.

"Já os leste todos?" - é uma pergunta que normalmente me é feita quando entram na minha casa e olham para aquelas prateleiras abarrotadas de livros, de alto a baixo; normalmente esta pessoa que nos questiona não gosta de livros. Na verdade, uma biblioteca, seja qual for o seu tamanho não precisa de ter sido lida de uma ponta à outra.

É um facto que esquecemos a maior parte do que lemos e, por sinal, este é um livro que já tinha lido em 2010, facto que vem comprovar o que o meu amigo Almeidinha me diz com muita frequência: um livro esquece-se com muita facilidade, por melhor que seja. Claro que há aqueles que nunca esquecemos, aqueles que normalmente até colocamos como os livros da nossa vida, e desses, alguns tenho eu aqui falado (LIVROS DE UMA VIDA).  

Jacques Bonnet é um editor, escritor e tradutor francês, além de bibliófilo e uma autoridade quando se trata de livros raros. Bonnet é considerado, juntamente com Umberto Eco, José Mindlin ou Alberto Manguel, um dos maiores especialistas em bibliofilia e teoria de leitura.  

Jacques Bonnet - escritor francês

Ainda a propósito do título deste livro - FANTASMA: folha ou cartão que se coloca no lugar de um livro tirado de uma prateleira de biblioteca, de um documento que foi emprestado.

Este é portanto um livro que fala de livros daí o considerar excelente.




Sem comentários:

Enviar um comentário