terça-feira, 12 de maio de 2015

LIVROS DE UMA VIDA - "AS VINHAS DA IRA"



Não errarei por muito se disser que li este livro há cerca de quarenta anos e sem dúvida que foi um dos grandes livros que li até hoje, daí o título da publicação que hoje inicio "LIVROS DE UMA VIDA"; pois é sobre eles que irei falar, começando hoje por este grande épico que é "AS VINHAS DA IRA".

John Steinbeck passou assim ser um dos meus escritores preferidos.

Ainda retenho a imagem de um cágado a subir um passeio no grande romance que é "A LESTE DO PARAÍSO" , a queda do cimo de uma macieira de um apanhador de maças no excelente panfleto que é "A BATALHA INCERTA", o delicioso "RATOS E HOMENS", a grande figura humana que é "O BORBULHAS" do magnífico "OS NÁUFRAGOS DO AUTOCARRO", um livro que disseca a alma humana como nunca a tinha lido...e muitos outros.

Pois "AS VINHAS DA IRA" é um dos grandes romances de um dos mais célebres, mais discutidos, mais lidos, mais controversos escritores norte-americanos.

A celeuma que, na altura da sua publicação, este livro provocou nos Estados Unidos não impediu que lhe concedessem o mais importante prémio literário que existe nesse país: o Prémio Pulitzer. Foi igualmente Prémio Nobel da Literatura em 1962.    


"AS VINHAS DA IRA" é por isso um dos livros de uma vida e que todos deveriam ler. 

O êxodo de uma família de lavradores que, vendo-se reduzida à miséria por uma tempestade de areia em Oklahoma, resolve emigrar para a Califórnia. 
A luta que todos os membros da família sustentam na sua exaustiva jornada contra os elementos e os homens e, até contra o próprio meio de transporte, a coragem de que dão provas, a generosidade da alma que afirmam, a piedade pelo sofrimento alheio, e o protesto, a revolta perante as injustiças do mundo que assinalam este épico tornam-no absolutamente eterno.   


Screen Shot 2014-10-20 at 19.17.55.png
John Steinbeck - EUA   -  1902-1968

Sem comentários:

Enviar um comentário