sábado, 16 de maio de 2015

LEITURAS 2015 - XVI - "conta corrente 3"

VERGÍLIO FERREIRA   -   1916-1996

Tomei-lhe o gosto! 

Esta forma de escrita de VERGÍLIO FERREIRA arrebata-me, daí estar a reler estes diários magníficos que transcrevem uma época da vida portuguesa. Este "conta corrente 3" revela, tal como os dois anteriores, também um sentido de humor inteligentíssimo e absorvente. Deixo apenas estes dois exemplos:

-Uma professora ensinava aos meninos as regras da metrificação. E para saber mais prático, exigiu que todos fizessem uma quadra nesse fim de semana. Um deles trouxe esta:

                                                        No domingo fui à praia,
                                                        vi vagas e vagalhões.
                                                        Meti-me pela água adentro
                                                        Molhei-me até aos joelhos.
- Ó menino! Mas isso não rima
-Pudera! estava a maré cheia.


E esta:

-Um dia um senhor feudal alentejano chamou um dos servos, a propósito de uma discussão havida entre elementos senhoriais: 
-João! Tu achas que fazer um filho é coisa desagradável?
-Patrão! Se fosse coisa chata fazer um filho, o patrão já me tinha dito: João! Vem cá fazer um filho na minha mulher! 




Sem comentários:

Enviar um comentário