sábado, 10 de janeiro de 2015

TONY CARREIRA/MIKE BRANT



Resultado de imagem para mike brant tony carreira kontestu

Na semana passada ouvi, na Antena Um, uma curiosa entrevista (de cerca de duas horas) feita pelo grande António Macedo a um dos maiores sucessos de venda, da música ligeira portuguesa, Tony Carreira.

De propósito referi curiosa entrevista, apesar de a mesma não ter acrescentado nada à personalidade deste popularíssimo cantor romântico, para além da sua humildade na descrição do que foram os seus inícios, um pouco mala de cartão e um pouco o fado português de "desgraçadinho", não referiu nem gostos nem interesses por algo de cultural para além da sua melodia quase sempre muito igual, mas curiosamente referiu como seu ídolo na música um cantor que me fez recuar à minha adolescência: MIKE BRANT, e que, um pouco estranhamente, o entrevistador revelou desconhecer em absoluto (uma surpresa para mim).

Resultado de imagem para mike brant tony carreira kontestu
Mike Brant  -  nasceu Famagusta (Chipre) -  1947-1975

Mike Brant foi um cantor da minha adolescência, quando reinava o eterno Salvatore Adamo, cuja nacionalidade nem sempre foi (para mim) muito clara, tive sempre dúvidas se era francês, belga, suiço, ou italiano (afinal parece que é mesmo italiano, da Sicília, ao que parece nascido em Como, embora belga do coração, como ele costuma salientar e conforme me disse o meu amigo Kim um verdadeiro e eterno fã de Adamo) ...
Mike Brant foi um cantor francês (de origem israelita, mas nascido em Famagusta - Chipre) pouco conhecido em Portugal, até porque morreu cedo (suicidou-se aos 28 anos), que até poderá ter tido algumas semelhanças com Tony Carreira, pelo menos na pose para a fotografia...

Esta sua canção -de Mike Brant- (Rien qu'un larme) traz-me à lembrança milhentas 
recordações.





2 comentários: