sábado, 27 de setembro de 2014

LER MAIS DE UM LIVRO AO MESMO TEMPO





Não gosto de ler mais de um livro ao mesmo tempo, mas desta vez estou a fazê-lo (o outro é "O INQUILINO" do excelente escritor espanhol Javier Cercas); é que "CARTAS A LUCÍLIO" é um calhamaço de mais de 700 páginas e é para se ir desfrutando (ainda só vou na página setenta). Com este "CARTAS A LUCÍLIO" constato, com algum espanto (ou nem tanto), que as situações de vida, o carácter dos homens e as suas atitudes não mudaram assim tanto em mais de 2.000 anos.

Os pensamentos de Séneca que, ao longo dos anos, ia lendo aqui e ali, dispersos em vários jornais e revistas sempre me chamaram a atenção e sempre me despertaram o máximo interesse e curiosidade. 

Com a leitura deste "CARTAS A LUCÍLIO", talvez a sua obra mais importante, que reflectirá, porventura, a forma mais amadurecida do seu pensamento, tomo finalmente contacto com este grande filósofo espanhol. Curiosamente sempre me convenci que Séneca era um filósofo grego do princípio da nossa era mas fiquei agora a saber que afinal era Espanhol, tendo nascido em Córdoba  em 4 a.c. (suicidou-se em Roma 65 d.c.).

Estas cartas, escritas ao seu amigo Lucílio, contêm uma série de reflexões sobre uma enorme variedade de problemas, na sua totalidade de carácter ético, reflexões que constituem uma análise de situações concretas e de apreciações de grande agudeza sobre a natureza e o comportamento humanos.
Este seu amigo Lucílio, cuja data de nascimento não estará longe da de Séneca (embora um pouco mais novo do que Séneca), tornou-se uma personagem de destaque na sociedade romana devido essencialmente à sua actividade literária.



Entretanto, vou tomando notas de pequenos pensamentos deste grande filósofo:

-Quem despreza a própria vida é absoluto senhor da tua
-Nada nos pertence, só o tempo é novo
-Quem passa a vida em viagem acontece ter muitos conhecimentos fortuitos, mas nenhum amigo verdadeiro
-Não deveremos confiar em todos nem não confiar em ninguém
-Há coisas que são tanto menos de temer quanto maior é o temor que inspiram
-Aquele que sabe viver em pequena pobreza esse, é verdadeiramente rico
-Evita tudo quanto se torna notado quer na tua pessoa quer no teu estilo de vida
-Um espírito superior é capaz de usar utensílios de barro como se fossem de prata, mas não é inferior aquele que usa os de prata como se fossem de barro  

   



Sem comentários:

Enviar um comentário