quarta-feira, 11 de dezembro de 2013

O QUE ANDO A LER - JOSÉ E PILAR



"JOSÉ E PILAR" - de Miguel Gonçalves Mendes - Depoimentos sinceros e comoventes sobre trabalho, arte, morte e, é claro, o amor de um pelo outro (Pilar del Rio/José Saramago).

José Saramago, Nobel da literatura, génio das palavras, mestre do texto, não foi um académico, nunca foi querido nem consensual, pode até dizer-se que dividiu a população portuguesa. Controverso, comunista, ateu. Não ganhou o Prémio Camões, o mais importante prémio literário da língua portuguesa porque mentes mesquinhas, mentes manipuladoras, mentes invejosas, mentes menores, marionetas políticos e religiosos não o deixaram (e eles andam por aí...).

Pilar del Rio é uma mulher forte, de opiniões e convicções fortíssimas, de grande sensibilidade e de uma enorme inteligência.

5469836280_fee9d33052.jpg

Saramago escolheu Lanzarote, para se isolar daqueles que o rejeitaram e o empurraram para fora do seu país.
Pois foi ali, na ilha perdida das Canárias da Espanha inóspita, que MIGUEL GONGALVES MENDES recolheu os textos incorporados neste livro, durante quatro anos de convivência originando não só este livro mas também um filme com o mesmo nome, que, de algum modo, mostram a grandeza e a beleza deste homem.

Saramago, como alguem escreveu: "possui o cérebro na ponta dos dedos. Pinta palavras em ecrãs de computador com aquilo que sintetiza do mundo e diz possuir um rádio no lugar da cabeça".

Neste livro que ando a ler, só não me agradou que os depoimentos de Pilar del Rio estejam em castelhano (não gostei porque não domino totalmente a língua e poderá falhar-me muita coisa); é que isto não são propriamente conversas da treta e, nestas circunstâncias, todos os pormenores são importantes.


jose saramago
José Saramago  1922-2010


Sem comentários:

Enviar um comentário