sexta-feira, 17 de maio de 2013

POR ONDE ANDEI EM 2012 - IV

Vergílio Ferreira
Este não será propriamente um balanço dos livros que li em 2012, que normalmente se fazem no início de cada novo ano, será apenas mais uma oportunidade para falar de livros e de deixar registada a minha opinião sobre eles, neste caso, sobre os que li em 2012, tentando fazê-lo como que quem viaja através deles e com os respectivos autores. Hoje posso dizer que viajei com um dos meus escritores favoritos (VERGÍLIO FERREIRA) através do seu excelente diário CONTA CORRENTE, o 4, neste caso. Estes diários referem-se a pessoas e factos conhecidos e reais, localizáveis historicamente através da data que é a medida exacta do tempo e atributo do documento histórico.



Deste excelente CONTA CORRENTE 4, retive algumas frases:

-A morte é o silêncio e a vida é o ruído
-Ser neto é ser sempre pequeno
-Vou prestar atenção ao que tenho visto sem ver
-Não se têm filhos depois de velho quando já os têm os filhos que tivemos

Mais um excelente livro. Todos os volumes destes diários (são nove 9) são excelentes

 

Encontrei-me depois com um personagem com um permanente mal-estar cuja fonte é a inadequação do seu espírito à sociedade, à massa, à média e à vulgarização burguesa da vida e dos valores. É por isso que se define como "O LOBO DAS ESTEPES". É deste autor um dos livros que mais gostei até hoje (Siddharta), contudo, "O LOBO DAS ESTEPES" nunca me conseguiu "prender", não é um romance nada fácil e, só não o larguei a meio porque este autor não me oferece qualquer dúvida da excelência da sua escrita, mas, sinceramente, cheguei ao fim das 224 páginas sem conseguir "agarrá-lo", talvez o tente numa próxima oportunidade


Viajei depois para Itália e regressei aos anos 30 e 40 do século XX, e fui ao encontro da "MISTERIOSA CHAMA DA RAINHA LOANA" do grande escritor italiano UMBERTO ECO.
Um livro muito bom que vos recomendo, com imagens belíssimas.
É um livro de mais de 400 páginas mas que se lê com uma satisfação imensa, estive sempre apaixonado por este livro enquanto o lia, fala-nos da experiência de um homem, calmo bibliófilo de Milão, que após sofrer um AVC perde todas as memórias de si próprio.Não sabe quem é nem conhece quem o rodeia, vale a pena!

Gonçalo M. Tavares

E a próxima viagem iniciar-se-à com o jovem e desconcertante escritor Gonçalo M. Tavares, até lá






 

Sem comentários:

Enviar um comentário