sexta-feira, 3 de maio de 2013

POR ONDE ANDEI em 2012 - III




Na minha última abordagem aos livros que li em 2012, mencionei o facto de ir ao encontro de um dos meus escritores favoritos (vivos), Philip Roth que me apresentou o actor de teatro Simon Axler que, com 66 anos, perdeu a capacidade de representar.

Este foi o 10º. romance de PHILIP ROTH que li e não há dúvida que é um grande escritor, gostei muita deste "A HUMILHAÇÃO", que quase podia ser um conto, embora tenha a estrutura de um romance, tem apenas 127 páginas e centra-se praticamente num único personagem. É uma pequena novela sobre a velhice e a decadência do corpo e a morte, na sequência doutros que vem publicando, como "O Fantasma sai de cena", "Todo o Mundo", "Indignação".


Recomendo vivamente, apesar de, na minha perspectiva, Philip Roth ter uma escrita "pesada" a tal que nos obriga a pensar, e daí o grande mérito dos bons livros e dos grandes escrotores.

De um a nove 6 estrelas para "A HUMILHAÇÃO".



Parti seguidamente à procura de um escritor chileno muito em voga em 2011 e 2012, ROBERTO BOLAÑO, e foi com "O TERCEIRO REICH" que me encontrei com ele, mas, sinceramente, nunca me consegui encontrar com esta escrita.

 

Se fosse publicado enquanto o autor estivesse vivo, provavelmente alguns personagens poderiam ganhar mais destaque e alguns capítulos seriam certamente mais e melhor trabalhados, contudo, nunca me consegui encontrar com este clima claustrofóbico, e dificilmente voltarei a Bolaño. Há livros que em determinadas alturas não nos agradam minimamente, poderá ter a ver, certamente, com certos ciclos da nossa vida.
Não gostei deste primeiro contacto que tive com este escritor chileno.
N
 
«Escrever é a única maneira de me defender das recordações que tantas vezes e tão inesperadamente me avassalam. Ficassem elas presas na minha memória e o tempo torná-las-ia cada vez mais pesadas, acabariam por me esmagar», confessa o escritor austríaco W.G.Sebald (1944-2001) num dos seu romances. Pois foi depois de ter lido esta frase algures que parti à descoberta deste escritor W.G.SEBALD  através do livro "O CAMINHANTE SOLITÁRIO".

Pois este livro dá-nos seis retratos ricamente ilustrados de seis ilustres e interessantes personagens, dos quais nos relata aspectos bem curiosos:
-JOHANN PETER HEBEL (1760-1826)  poeta, teólogo evangélico e pedagogo alemão;
-JEAN JACQUES ROUSSEAU - Célebre escritor e filósofo humanista de expressão francesa, nasceu em Genebra em 1712 vindo a falecer em 1778. É dele esta frase: "O homem é bom por natureza. É a sociedade que o corrompe."
-GOTTFRIED KELLER - Poeta e romancista suíço, de expressão alemã, nascido em 1819, em Zurique, e falecido em 1890, na mesma cidade.
 
-ROBERT WALSER - Belíssimo escritor suiço (1878-1956), que tem alguns bons livros  publicados em Portugal ("O AJUDANTE" é um deles) , apesar de praticamente desconhecido entre nós. E ainda de um amigo de infância, o pintor JAN PETER TRIPP.
 
É um livro agradável embora esta seja, na minha perspectiva, uma escrita preguiçosa e lenta (frases demasiado longas) que, contudo, não deixa, em certas circunstâncias, de ser agradável, mas, como diria o meu amigo Almeidinha -temos tanta coisa para ler...
3 na minha escala de um a nove.
 
 
E na próxima viagem falarei dum dos meus livros favoritos (uma série de sete), com um excelente escritor português, VERGÍLIO FERREIRA e dos seus excelentes diários "CONTA CORRENTE"-excelentes.
 


 

Sem comentários:

Enviar um comentário