domingo, 25 de março de 2012

FUTRE

Ora aqui está mais um homem de sucesso para a galeria dos notáveis.
Já lá vão certamente mais de 20 anos, quando Futre se transferiu de Portugal (do F.C.Porto) para Espanha (para o Atlético de Madrid), deu uma entrevista a um jornal desportivo em que, fotografado ao lado do seu brilhante Porshe amarelo, confessava que o seu principal passatempo era dormir. Lembrei-me logo daquele treinador (Pedroto?) que dizia -os jogadores de futebol pensam com os pés- parece que ainda continua a ter razão!
Pois é esta mesma personagem que, de há uns tempos para cá, faz um enorme furor em Portugal e por cá jogou nos três maiores clubes e que num dia é adepto do Sporting, que começou por lhe "limpar o ranho e matar a fome", nomeadamente quando concorre às eleições e quando se põe à fala com o eterno capitão Manuel Fernandes, num outro dia é do Benfica, principalmente se este clube está em vias de se sagrar campeão e quando está à fala com o capitão Rui Costa, num outro dia será adepto do F.C.Porto, quando na melhor oportunidade estiver à conversa com o grande timoneiro Pinto da Costa, um verdadeiro yes-man e assim vai somando e, pasme-se, vendendo os seus "livros", como quem vende tremoços (o marisco preferido do seu amigo Eusébio - a Pantera Negra).
O homem do momento (Futre) está nas televisões a todo o instante, ele dá conferências de imprensa, ele faz colóquios para apaniguados, ele participa em conferências com empresários a quem dá conselhos e, finalmente, parece que vai acabar com o desemprego neste país.
Não é que a personagem não seja até simpática e não tenha até algum humor e até uma certa graça e que o programa de televisão em que será talvez a principal figura não se veja com um sorriso, (e é de nos cair a baba ao ver como todos os doutores e comentadores "interesseiros e mamões" o tratam tu cá tu lá, mas lá no íntimo certamente o gozarão como perdidos, porque nada têm a ver com a figura, ou terão?)... isto não nos poderá deixar de pôr a pensar, sinceramente.
Será este, porventura, o panorama cultural português preferido da maioria -e contra números não há argumentos-é que é mesmo!
Mas é aqui em Portugal como certamente o será noutros países porque parece que a personagem está querer "importar-se", para já para Espanha, onde certamente deverá ter um ainda melhor mercado do que em Portugal, porque lá, tal como cá, em que o Futre vende milhares de livros, poucos conhecerão certamente, já não me atrevo a dizer que leiam, Miguel Torga, Lobo Antunes, Namora, Ferreira de Castro, Agostinho da Silva, O'N'eill, etc. etc. e do lado de lá muito menos Eduardo Mendoza, Rosa Montero, Blasco Ibánez, Juan José Millás, Arturo Pérez-Reverte, Carlos Ruiz Zafón, etc. etc...daí ter também por terras de el-rei o sucesso garantido, é o que temos, mais palavras para quê?...
E dou por mim a pensar mas porque é que estou para aqui armado em intelectual, este é que é o homem de sucesso, quais Saramagos, quais Cervantes, sim porque contra factos não há argumentos e nos tempos que correm, tudo, mas tudo, se reduz a números...e as audiências aumentam, os seus livros vendem-se, os empresários rendem-se, os "doutores" bajulam-no... e eu que gosto tanto de futebol (o meu desporto favorito)...

5 comentários:

  1. Mais Um entre Muitos, em que o SCP, é mesmo Bom..., Fábrica de Bons Produtos, mas depois é o que toda a Gente conhece..., esbarra... deixa-os sair..., dado que sem os cofres cheios..., a empresa na labora...,e o resto está à vista...
    Existe acompanhar e apoiar o que tem agora, para mais tarde..., não dizerem..., que foi praticante dos Dragões.
    Bem haja.
    W

    ResponderEliminar
  2. Se houver quem compre até, um mau produto tem qualidade.
    Estórias simples da gente do meu burgo.
    Espero que se lembrem, de homenagear "o grande" Vale e Azevedo.

    ResponderEliminar
  3. Caro Severino,

    Pouco me resta acrescentar à tua lúcida prosa, mas isto também mexe comigo. Pois falemos então dessa insigne figura, Futre "O azeiteiro" este boçal digno de um empresário de vários bares de alterne de beira de estrada eis que aparece de repente e é vê-lo por todo o lado.

    Triste país este onde a idiotice, a labreguice e a estupidez são levados ao colo e têm honras televisivas.

    O homem é de provocar o vómito, mas é o que convém a este triste povo que ao cabo e ao resto tem aquilo que merece.

    Este proxeneta não é nem Sporting, nem Benfica nem Porto é de quem lhe pagar melhor.

    Vá ter com o Eusébio e com o João Malheiro e apanhem os três uma "carroça" e entrem em coma alcoólico.

    Um abraço. E viva o SPORTING, somos realmente diferentes. Ah, e obrigado meu querido Chelsea o Kalou com um único tiro matou uma águia e 70.000 patos bravos.

    Almeidinha

    ResponderEliminar
  4. Bem ... quem fabricou o Futre não foi o Sporting?
    Se ele tivesse sido sempre jogador apenas do Sporting, os comentários que acabo de ler seriam escritos da mesma forma?
    Nós costumamos transportar para o futebol os momentos mais intensos da vida, logo somos também nós quem contribui para a proliferação de Futres.
    Apesar de tudo o futebol continua a ser o ópio do povo e mesmo estando contra, somos nós que criamos estes ídolos. Não fosse assim e não estariamos agora aqui a falar dele.
    "Não interessa que falem bem ou mal de mim, o que é preciso é que falem".
    Todos sabemos que Futre é um "charlatão" e um "bocas", mas fico à espera da reacção dos sócios do Sporting, no dia que ele for dirigente, se não, presidente desse clube, que não sendo o meu, muito respeito.
    Já cuspi muitas vezes contra o vento e caiu-me smpre em cima.
    Abraço amigo Seve
    (é destas plémicas que tu gostas meu grande safado, não é?)

    ResponderEliminar
  5. É mesmo deste tipo de "gajos" que eu admiro.É o genuino "manguelas" ou "banhadas" tuga que não tem medo de enfrentar o stato quos e que merece amplamente o que ganha, ao contrário de outros que conseguem notabilizar-se escudando-se no politicamente correcto.Vai, segue, caminha, sem medos...que o cadeirão verde espera por ti em Alvalade.

    ResponderEliminar