quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

A NETA DOS MARQUESES DE TÁVORA






Fruto de uma investigação de treze anos "AS LUZES DE LEONOR" é o livro que estou actualmente a ler. É uma monumental obra (mil e tal páginas) sobre a vida de Leonor de Almeida, a Marquesa de Alorna, neta dos célebres Marqueses de Távora.


Nesta obra grandiosa cruzam-se várias figuras históricas (Marquês de Pombal, Intendente Pina Manique, Abade Correia da Serra, Bocage, os Távora, D. Maria I (a Rainha Louca), entre muitos outros), revelam-se os fulgores dos salões e das cortes (Viena, Paris, Londres, Lisboa). Testemunha-se a Revolução Francesa. Ouvem-se os cascos dos cavalos nos escalavrados caminhos da época, sente-se o cheiro nauseabundo das porcas ruas de Lisboa.


Maria Teresa Horta (escritora, poeta e pensadora) construiu um bom livro sobre Portugal, sobre a nossa cultura, sobre a Europa e que estou a gostar de ler.

3 comentários:

  1. Quero lembrar aqui o aniversário da morte violenta , há 30 anos, da grande Elis Regina. Felizmente que nos deixou uma filha também ela uma doce cantante. Para quem já não se lembre é de pedir ou comprar um CD e .....recordar.

    ResponderEliminar
  2. Sempre houve alguém que pagou pelos devaneios da Côrte.Portugal no seu melhor.
    Pobres Távoras.Não souberam comer e calar.
    Se a neta escapou? A Marquesa deve ter tido muito para contar.
    Um abraço
    jrom

    ResponderEliminar
  3. Este é um dos géneros literários que me agradam muito. A Marquesa de Alorna está na moda, pois outra escritora publicou agora também um livro sobre ela.
    Li umas passagens (na Fnac) e promete!

    ResponderEliminar