segunda-feira, 2 de janeiro de 2012

JOVENS ESCRITORES PORTUGUESES - IV









GONÇALO M. TAVARES





"MATTEO PERDEU O EMPREGO"



Matteo responde a um anúncio de emprego. Toca à campainha e uma mulher recebe-o. Mas a mulher apresenta uma particularidade estranha. É a primeira proposta de trabalho de Matteo em muitos meses: aceita-a. Mas Matteo não suporta aquele ofício durante muito tempo. Responde a um novo anúncio. Toca à campainha e um homem abre a porta e recebe-o. De novo, a mesma particularidade estranha.Várias personagens e episódios sucedem-se como peças de dominó que vão caindo umas sobre as outras. As personagens cruzam-se e cada uma delas é abandonada quando surge a seguinte. São ligações sucessivas - até que se chega a Matteo, o homem que perdeu o emprego. Absolutamente "novo" este livro que acabo de ler do mais famoso escritor jovem português da actualidade.


Desconcertante é a palavra mais adequada que encontro para definir este jovem escritor português.


GONÇALO M.TAVARES - escritor e professor universitário português.. Nasceu em Agosto de 1970 em Luanda e em 2001 publicou a sua primeira obra.
Recebeu os mais importantes Prémios em Língua portuguesa, nomeadamente o Prémio José Saramago em 2005 e o Prémio LER/Millennium BCP em 2004 com o romance - "Jerusalém" (Caminho); o Prémio Branquinho da Fonseca da Fundação Calouste Gulbenkian e do Jornal Expresso, com o livro O Senhor Valéry (Caminho); o Prémio Revelação de Poesia da Associação Portuguesa de Escritores com Investigações.Novalis (Difel) e o Grande Prémio de Conto da Associação Portuguesa de Escritores "Camilo Castelo Branco" com água, cão, cavalo, cabeça (Caminho).
Os seus livros deram origem a peças de teatro, objectos artísticos, vídeos de arte, ópera, etc. Estão em curso cerca de 160 traduções distribuídas por trinta e dois países.
O romance "Jerusalém" foi incluído na edição europeia de "1001 livros para ler antes de morrer – um guia cronológico dos mais importantes romances de todos os tempos".
José Saramago no discurso de atribuição do Prémio ao romance "Jerusalém", disse:«'Jerusalém' é um grande livro, que pertence à grande literatura ocidental. Gonçalo M. Tavares não tem o direito de escrever tão bem apenas aos 35 anos: dá vontade de lhe bater!».
Dele disse ainda o escritor espanhol Enrique Vila-Matas, no Magazine Littéraire: "... de narrador de raça a génio de um imenso futuro. É um escritor que não vai continuar muito mais tempo despercebido nessa Europa…"
"Tavares triunfará, isso é algo que se vê já a chegar." (El País - Espanha)

4 comentários:

  1. Fico curioso!
    A tua introdução à escrita do jovem, promete.

    ResponderEliminar
  2. Efectivamente Kim, dos livros que já li (4) deste jovem escritor apenas um comentário: desconcertante, com tudo o que a palavra possa conter.

    ResponderEliminar
  3. Estou a escrever uma história que intitulei "Os Loucos". Ainda só publiquei duas páginas no blog. aceito sugestões para o que se segue. www.nasminhasmargens.blogspot.com

    ResponderEliminar
  4. João Rio, bom dia

    Obrigado pela tua visita.

    Irei retribuí-la.

    Um abraço

    ResponderEliminar