sábado, 5 de novembro de 2011

OS PARASITAS CELIBATÁRIOS



Há 20 anos que não sai de casa!


Um meu amigo de infância que vive só com a mãe, resolveu, por razões que só ele sabe e a ninguém explica, isolar-se do mundo, não saindo de casa há mais de 20 anos, não tendo tão pouco saído do seu quarto nos primeiros dez de isolamento. E, aos poucos, ali vai morrendo em vida um triste fantasma deitado, qual morto-vivo.


É uma situação para a qual nenhum seu familiar consegue encontrar uma razão, nem mesmo a sua Mãe que o deitou ao mundo.


Este é igualmente um dos males que atinge actualmente os jovens do Japão; são os “Hikikomori”-jovens que se retiram completamente da sociedade evitando todo o contacto com outras pessoas.


Estima-se que cerca de um milhão de jovens (entre os 15 e os 39 anos de idade, normalmente são rapazes), vivam trancados nos seus quartos, sem ir à escola ou ao trabalho, absolutamente incapazes de seguir o frenético ritmo de vida do país aí vivendo por sua própria vontade durante anos.


Como acontece muitas vezes entre os lares japoneses, os pais não forçam os filhos reclusos a saírem de casa, com a esperança de que o mal passe com o tempo.
É comum que a família se sinta envergonhada com a situação e esconda o facto.
Sentem-se tristes e quase não têm amigos, e a grande maioria dorme ou deita-se ao longo do dia, e vê televisão ou concentra-se no computador durante a noite.


No Japão, também lhes chamam parasitas celebatários.


Sem comentários:

Enviar um comentário