domingo, 26 de junho de 2011

OS PORTUGUESES E A INTERNET

Aqui há uns tempos li, creio que no jornal O PÚBLICO, um curioso artigo de uma prestigiada escritora e jornalista Portuguesa (de que não sei agora precisar o nome), sobre a relação dos portugueses com a Internet, e que dizia mais ou menos o seguinte:

"A Internet chegou a Portugal numa má encruzilhada da nossa História.

Os portugueses devem ser o único povo europeu a ter evoluído directamente do analfabetismo para o computador. Ao contrário do que sucedeu, noutros países europeus, nomeadamente em França, na Suécia ou em Inglaterra, nunca atravessámos um período em que a maioria da população possuísse livros em casa.

Não admira que, durante os últimos anos, os portugueses se tivessem posto de cócoras, como um bando de pacóvios, diante do computador."


Permito-me ainda referenciar e transcrever (dum belíssimo blogue que há pouco tempo consultei) um artigo em que a sua autora, sobre o assunto, relatava mais ou menos o seguinte: "A Internet foi uma espantosa invenção e tornou-nos mais próximos de tudo ao alcance de uns meros cliques. Mas li algures que quem tira mais proveito dela é quem já fez pesquisa em livros antes ou depois de ela aparecer e tem maior discernimento ou cultura para desconfiar de algumas coisas e separar o trigo do joio. Numa empresa (editora) onde trabalhei, havia vários licenciados em jornalismo que nunca tinham entrado numa biblioteca e se haviam acostumado a pesquisar exclusivamente na Internet desde o primeiro ano do curso, usando a Wikipédia como fonte primária e tomando tudo o que lá estava escrito como certo. Uma vez, um dos meus patrões pediu a uma dessas jornalistas que redigisse um verbete de quinze linhas sobre João de Deus. A investigação fez-se rapidamente -talvez demasiado- e, quando ele foi ver, o texto referia-se ao apóstolo S. João..................."

3 comentários:

  1. Amigo, Severino, como sabe tenho um filho que anda no 8º ano na escola Secundária, e um dia trás um recado na caderneta que tinha de levar o computador para a escola para fazerem uma pesquisa. Eu respondi á Sra Prof. que o computador que havia em casa era de trabalho e que antes de eles irem a internet pesquisar fosse com eles à biblioteca da escola e ensiná-los a pesquisar nos livros. Como deve calcular ela não gostou, porque é mais facil eles irem à Wikipédia. Um abraço e saudações Leoninas. Num próximo dia falamos sobre a matemática nas escolas.

    Um abraço

    Pascoal

    ResponderEliminar
  2. É extremamente verdade esta realidade.
    Perderam-se muitos bons hábitos, mas alguns os portugueses que nunca leram um livro, sabem agora de cor e salteado todos os passos da Play Sation, do telemovel e de todo o tipo de jogos de computador. Apenas isso é só quase isso.
    Kim

    ResponderEliminar
  3. Não estaremos longe, que todo o tipo de Estudos, deixarão de ser necessários, apenas umas lições básicas, e o resto, o Sistema Informático ou Similar, passa a resolver tudo…
    O Mundo em transformação, tão rápido, tudo é possível, é uma questão de se aguardar, e ainda apareçam, nos nossos dias...
    W

    ResponderEliminar