domingo, 5 de junho de 2011

LIVRARIA ESPERANÇA

























Sempre que vou ao Funchal só se me for de todo impossível é que não visito este "santuário" magnífico.

Efectivamente a Livraria Esperança (na Rua dos Ferreiros) é um lugar absolutamente majestoso, histórico, fascinante, diria mesmo esmagador para quem gosta de livros.

Foi o primeiro estabelecimento no Funchal a vender livros, existindo desde 1886.


É a maior livraria de Portugal a segunda maior do Mundo -o tamanho de um estádio de futebol-.

Uma existência de mais de 189.000 livros, estando mais de 100.000 virados de capa para a frente, perfeitamente disponíveis um por um, capa por capa, sendo possível visioná-los, folheá-los porque estão -todos- ali mesmo à nossa frente a pedir que lhes toquemos, é uma sensação indescritível.


Tem um exemplar de praticamente todas as obras publicadas em português.

Quando vou ao Funchal deambulo por aqueles corredores silenciosamente cheios de livros, perco-me por aqueles milhares de páginas escritas, livros em tudo quanto é sítio e totalmente à vista e é possível folheá-los todos, um por um, porque estão absoluta e inteiramente à mão de folhear.

Sempre que lá vou encontro o livro que procuro (esgotado no continente); ainda agora encontrei um que há tanto tempo procurava (o relato de uma paixão ardente de alguém que, no seu tempo, teve a ousadia de se dedicar à escultura e que por via dessa originalidade visionária "passou as passas do Algarve" e por isso morreu num asilo após um internamento de quase trinta anos; mas isso será uma conversa a seu tempo e em "su-sítio").

Impressionante esta LIVRARIA ESPERANÇA, para quem gosta de livros (e não só).


Um monumento ao livro!

5 comentários:

  1. A Paixão e Alegria, pela Leitura, é Importante, dando mais saber, ao meu Sapiente Amigo.
    W

    ResponderEliminar
  2. Ler é efectivamente uma paixão; só que de sapiente terei muito pouco, vê bem amigo VV que, por exemplo, esta Livraria Esperança terá cerca de 190.000 livros, ora se eu não li uma milionésina parte sequer do que lá existe vê bem o que terei de ler/aprender, já para não falar nos outros lvros que existem no mundo. Do fundo do coração e sem querer entrar em lugares comuns eu, sinceramente, me convenço que cada vez mais sei que nada, absolutamente nada sei.

    Acredita que ao expandir o campo do conhecimento apenas aumento o horizonte da ignorância!

    Junta-lhe ainda a frase a encimar o título deste blogue: Cada pessoa que conheço, sabe pelo menos uma coisa que desconheço!

    Um abraço

    ResponderEliminar
  3. Fica a ESPERANÇA de que uma relíquia destas não se esvaia dando lugar a uma moderna Pizaria ou a um megastore chinês.
    É no mundo do silêncio que ouvimos os sons da mente.
    Quando vou ao Chiado também não resisto a folhear a Bertrand.
    Prometo-me que num regresso ao Funchal não deixarei de visitar a ESPERANÇA.
    Abraço

    ResponderEliminar
  4. Pena que o sr que está à frente da Livraria seja um unhas de fome e não pague o justo valor aos seus colaboradores, falo por experiencia propria

    ResponderEliminar
  5. Mas caro amigo este é um defeito não do Sr. que está "à frente" da Livraria mas sim do sistema que permite injustiças!

    ResponderEliminar