terça-feira, 31 de maio de 2011

O POPULISTA




Não compreendo a reacção de crítica e contrária do Bastonário da Ordem dos Advogados, Dr. Marinho Pinto, perante a decisão JUSTÍSSIMA (na minha modesta opinião) do juiz que determinou a prisão preventiva dos dois jovens envolvidos na bárbara, cobarde, desumana e cruel agressão da menor, junto ao C.C.Colombo.



Fiquei absolutamente desiludido, com um homem que até agora me parecia um indivíduo racional e justo, por esta opinião absolutamente desadequada do que é a justiça face à maneira de estar e de ser das nossas gentes!



Afinal a montanha pariu um rato, neste caso pariu um populista.



É por esta e por outras (semelhantes) é que a nossa justiça está como está.......

7 comentários:

  1. 1º ponto: o homem é o bastonário da ordem dos advogados e não dos médicos.
    Ponto essencial: a medida de coação. Ninguem desculpabiliza a atitude das jovens (bárbara mesmo), mas sim a medida de coação para o rapaz que filmou o acto. Então temos pedófilos, temos assaltantes que usam a força, temos condutores embriagados que matam, temos seguranças de discoteca que massacram, e a medida de coação para muitos desses casos é termo de identidade e residencia. Mandar uma miuda de 16 anos para a cadeia, para junto daqueles que têm a escola da vida, onde a segurança infelizmente é a que se sabe nesses establecimentos, onde entram drogas, armas e afins, parece-me despropositado, não pelo acto em si, mas pela justiça que temos em Portugal, que cada vez mais se rege por os facebooks, por as notícias da TVI e por o Vox Pop. Mostar firmeza e sentido de justiça não é mandar 2 miudos para a prisão. É decidir rapidamente os Freeports, os processos Casa Pia, a corrupção desportiva, e tocar nos intocáveis. Isso sim é que o povo gostava de ver. Abraço Sev. Carlos Guerreiro

    ResponderEliminar
  2. Amigo Carlos

    Ordem dos Advogados, obviamente -já rectifiquei o lapso-. Obrigado

    Sim, mas, na minha opinião, o que está mal não será a prisão preventiva destes perigosos indivíduos (repito perigosos) que, por dá cá aquela palha, matam; ou não poderiam aqueles pontapés na cabeça ter morto a jovem? claro que podiam, portanto o que está mal não é esta prisão mas sim o resto (os pedófilos/Freeports/corruptos/condutores embriagados, e tudo o mais que sabemos).

    ResponderEliminar
  3. Existem motivos mais e muito mais graves, e todos eles passam por cima, e as circunstancias finais, nunca dão em nada…
    É evidente, o caso passado com os “miúdos”, nunca devem acontecer, mas através dos tempos, eles se evidenciam cada vez mais, por falta da tal estrutura de base, na família, e os tempos de agora, são diferentes, das dos nossos tempos, de moços jovens, mas sempre existiu, actos menos qualificados…
    Sabemos, que às vezes, por um pobre “roubar” um pão para comer, logo é uma tragédia, em todos os relatos, e vai preso, ponto final, e aqueles que deviam ir dentro, nada roubaram, fizeram desvios…, e quando as situações funcionam assim, é natural o descontentamento, de um Homem, que tem sido frontal, quer se goste ou não, mas não deixa de ter a sua razão, que eu a compreendo perfeitamente, o seu ponto objectivo apresentado-exposto…
    Todo Aquele que é Grande, passa sempre ao lado…, e o azar do pobre, paga tudo…, com todos os espelhos, que depois são apresentados, como certo…, servindo para apresentar à opinião pública, que estão sempre atentos.
    W

    ResponderEliminar
  4. Anónimo disse... Também partilho da tua opinião Seve.
    O que está mal não é a condenação (provisória) das miúdas possessas de ódio a descarregar a sua fúria na outra miúda. O que está mal é outras agressões bem piores e feitas nas barbas de todos não terem o mesmo tratamento.
    Claro que não é possivel alguém desculpar o acto criminoso destas miúdas, até porque o mesmo tem o ónus da premeditação.
    Se alguém ainda tiver dúvidas, basta transportar para si a cena ocorrida e ver na ofendida um filho seu. Aí outro galo cantaria.
    Pelo mesmo motivo não me importa que haja gente muito rica, o que não pode haver é gente pobre e muito pobre.
    Abraço Seve

    KIM

    ResponderEliminar
  5. Tudo que é violência é muito criticável, em todos os sentidos.
    Esperemos só agora, aquilo que os guardas prisionais em Portugal, já fizeram a um recluso, recentemente e transmitido, em tudo que é televisões e restantes, mesmo muito difícil de controlar, aquele recluso, pois existem sempre métodos, por mais que queira dizer que não, para se controlar todas as situações, por mais difíceis que elas se apresentem, de qualquer espécie.
    Já se saberá qual é o resultado, ou os resultados, do que aconteceu aos guardas prisionais, que em molhada, muitos, bateram, deram tiros, imobilizaram o indefeso, por rude que ele foi e assim se comporte, pondo o pobre, num mar lastimável, tornando-se irreconhecível, como um Ser Humano, apesar de ser violento..
    O que é que aconteceu aos guardas prisionais, não se sabe…, apenas com a justificação, ser já uma prática corrente…, e não prejudicial à saúde, como… ???, segundo alegaram os entendidos, e todos aqueles que se calaram, se calhar, até nem se aperceberam, o que por vezes, acontece.
    E agora, todas as imagens, que transmitiram nas televisões, desta Quarta-Feira, dia 01-Junho-2011, um recruta, foi tratado de forma selvagem e violentado, por todos aqueles, que debaixo, do tema de recruta, puseram o pobre Humano, num estado incrível…, muito pior, do que muitos fazem aos animais, brutalidade autêntica…
    Quais vão ser os resultados, dos mesmos, que condenaram os tais miúdos, embora se reconheça perfeitamente, e se lamentam, que aconteçam actos destes, totalmente condenáveis, e que se justificam, tratos adequados ao que aconteceu, mas…, e os outros de barbaridade…, como vai ser…, quer ao recluso, como ao recruta.. ??? !!!
    Tal "rico"..., tal "pobre"...
    Dr. Marinho, tem razão, no que aponta, embora não deixando de condenar os “miúdos” o que eles fizeram, e agora os anteriores, guardas prisionais, que se saiba…, e o que vai acontecer, e também a todos aqueles, ao que fizeram ao recruta…???, são os tais lemas..
    Haverá mais comentários, e é bom que existam…,para ver…, quando se levam as coisas…, como elas devem…, ser levadas…, pois irão continuar a existir, as tais situações negativas, que podem e devem ser corrigidas, rapidamente, pois ninguém está livre, de lhe acontecer algo, ao dobrar da “esquina” de qualquer Rua, ou noutro local, escondido e bem, da opinião Pública…
    W

    ResponderEliminar
  6. Caro amigo Seve;

    Mesmo ausente dos comentários nos blogs, não poderia deixar de comentar este e simplesmente dizer que partilho por inteiro a tua opinião e que estes jovens estarem em prisão preventiva é pouco... Deveria receber uma pena de prisão efectiva se a nossa juistiça para os casos de violência gratuita fosse mais rápida e eficaz.
    Grande abraço, amigo Seve.

    ResponderEliminar
  7. Este bastonário (bestiário?) da ordem dos Advogados (os maiores gatunos a seguir aos médicos) é um CHARLATÃO!!!!!

    Se fosse a filhinha ou a neta dele a sofrer aquela selvajaria gostava de ouvir a opinião dele, porventura não seria a mesma.

    No tempo em que eu fui estudante existiam os contínuos aos quais nós tinhamos respeito e medo, é que infelizmente nós os portugueses para funcionarmos bem temos de ter MEDO. Esses marginais que bateram e filmaram as agressões devem estar mais chateados por não terem acesso ao telemóvel ou ao facebook do que o facto de estarem presos.

    Tirem-lhes o fígado, o coração ou o pancreas (o cérebro não porque não têem) não lhes tirem é o telemóvel senão eles morrem.

    Geração Chunga.

    Almeidinha

    ResponderEliminar