quinta-feira, 17 de março de 2011

TELE/JORNAIS

Na copa/bar, que ainda existe no edifício do meu local de trabalho, é efectuado diariamente o recarregamento das máquinas (café, açúcar, chá, etc..) e o jovem brasileiro que o faz dizia-me hoje, citando até uma passagem da bíblia (que não retive), a propósito dos tempos que correm e da palavra mais usada actualmente neste país – CRISE-, que temos de ter esperança, as pessoas não podem andar tão assustadas e até melancólicas, nem a falar só da crise, como (ele) verifica que passaram a andar de há uns tempos para cá. Sabe uma coisa, insistia ele: o maior culpado do acabrunhamento e da preocupação do país e das pessoas são os meios de comunicação social, nomeadamente a televisão.

Efectivamente, ver, dia após dia, o telejornal é meio caminho andado para o desespero e para a depressão ….....isto sem exagero, é mesmo um autêntico massacre. Só falta o telejornal ter um comentador de economia a abrir a emissão diariamente: Medina Carreira.

Claro que não se poderá meter a cabeça na areia, nem passar a assobiar prós lados e fingir que nada se passa, mas o exagero terá certamente limites; é que há vida para além da crise.


Há que reagir, não se pode ficar amorfo (veja-se o que referiu o XL num seu comentário aqui neste blogue (SOLIDÃO), muito a propósito, por sinal) e esperar que o mundo nos caia em cima….ou será que aquela frase que costumava ouvir até há uns tempos atrás, com alguma regularidade, nomeadamente a certos intelectuais -SOMOS UM PAÍS DE BRANDOS COSTUMES-, e que, sinceramente, nunca consegui perceber bem o sentido nem a sua verdadeira aplicação, será, dizia eu, que esta frase (SOMOS UM PAÍS DE BRANDOS COSTUMES) terá mesmo algo de concreto e verdadeiro……

7 comentários:

  1. Não há mal que sempre dure, nem bem que não se acabe.
    "Sabedoria popular sempre pertinente"

    «Como é para o bem de todos e felicidade geral da Nação, estou pronto, diga ao povo que fico»
    D. Pedro, futuro Imperador do Brasil, 9 de Janeiro de 1822
    "Estratégia politica"
    Um abraço e bom fim de semana
    jrom

    ResponderEliminar
  2. Ó Zé afinal a fama do Constantino já vem de longe.....

    Um abraço

    ResponderEliminar
  3. Salvo erro era o rei D.Carlos que também dizia que éramos: Um país de bananas governado por sacanas. Mas isto foi há cem anos entretanto a sacanice refinou-se.

    Almeidinha

    ResponderEliminar
  4. É óbvio que os mídia exercem influência sobre nós. Pena é que empolem uma notícia que não devia passar disso, ou dela pouco falem quando a importância é tamanha.
    É a "estória" do Rei vai nu!

    ResponderEliminar
  5. Objectivamente, a Televisão Portuguesa, está como outrora, Fátima, Fado-Amália, Futebol…, e sempre na linha da frente, o Benfica, sem ofensa, Meus Amigos Para Ninguém, sobrando tema durante todos os telejornais, e sempre a abrir, em cada horário, futebol, SLB, me desculpem, mas a verdade, a falarem que vão ser campeões, que…, que…, está à tona, como o azeite na água…, etc., etc………
    E quando um País, não debate em Tema Aberto, perante o Povo Português, o Principal TEMA da desgraça deste País, refugiando-se noutras práticas inúteis, é evidente, só vamos dar aos estádios de futebol, e a porcaria, fica sempre na mesma.
    Estes “governantes”, praticamente, a batalha deles, é se governarem o que mais podem, e encher os bolsos dos capitalistas, matando à fome, toda a Classe Trabalhadora, Reformados, milhares de desempregados, e em cada dia, crescendo de uma forma assustadora, sem qualquer distinção, somente favorecendo quem mais tem, e cada vez mais engorda, à custa, de quem trabalha diariamente, e outra coisa não sabe fazer, e no fim, ainda são severamente roubados e martirizados.
    Declaradamente, estamos numa situação muito dura, a Geração Totalmente à Rasca..
    W

    ResponderEliminar
  6. Não obstante poucos jornalistas que se sobressaem com comparações lúcidas e análises condizentes à realidade, são impostos comentários como a analogia de Lula a Luís XIV, a reminiscência de Benito Mussolini – associando sua política anti-imprensa ao PT – e até mesmo o sugerido processo de “Mexicanização”, antevendo que a maciça vitória petista conduzirá o País a um monopólio de poder por tal partido, como ocorreu com o PRI mexicano que fora hegemônico por mais de 70 anos.
    Rb

    ResponderEliminar
  7. Concordo com o jovem.A nossa vida é pautada por crise;e tudo nos chega através da (dita)comunicação social.
    Desejo "hoje mesmo",que educadores,líderes religiosos,de todas as crenças,cientistas Sociais,políticos com,(brio profíssional),pela voz da Razão,a voz da Verdade,se façam ouvir,não em uníssono,mas em conjunto e Harmonia.

    NÃO QUEREMOS MAIS SER MANOBRADOS POR QEM A
    "SOLDO DE SERVIR OBJÉCTIVOS",de(gente)QUE NÃO SENTE PORTUGAL.
    Abraço
    Anali

    ResponderEliminar