quinta-feira, 23 de dezembro de 2010

OS MERCADOS

Não, não são esses que todos nós Portugueses sempre conhecemos, esses que efectivamente fazem (fizeram?) parte integrante da nossa cultura, os mercados onde os nossos pais compravam nesta época as couves, as rabanadas.........os mercados de que hoje vos quero falar não fazem parte do nosso imaginário, não fazem parte da nossa cultura, não fazem parte do nosso ser, estes são aqueles que tomaram conta das nossas vidas, conta do nosso país, conta dos nossos governos, e que, dia a dia, nos apertam o cerco, que nos exploram até ao mais fundo do nosso ser, quer material quer espiritual e inevitavelmente culturalmente, e que não só actuam sobre o nosso povo como sobre outros povos, como sejam o povo inglês, o grego, o irlandês, o espanhol, o italiano e por aí fora.

Não lhe conhecemos a cara, não lhes conhecemos o rosto, mas sabemos quem são.....

Neste tempo de Natal, em que as famílias se juntam, é tempo de pensarmos nisso e é tempo de voltar a ouvir aquela canção do José Mário Branco TODO O TEMPO É TEMPO DE MUDANÇA.

Boas Festas e Bom Natal para todos!

Bom 2011

Todo o tempo é tempo de mudança, e não nos esqueçamos como começaram as duas últimas grandes guerras.....

4 comentários:

  1. Caro Amigo Seve
    O teu Texto, está perfeitamente enquadrado no Quadro em que se está... Já estamos inseridos na nova Guerra, mas por outra Via...,a qual vai levar os Povos-Humanidade ao sufoco.
    Desejo o melhor Natal possível, e o novo Ano, ele já se está a apresentar em tal forma dramática...
    Um abraço.
    W

    ResponderEliminar
  2. Caro Seve;

    Excelente crónica e plageando um Grande Jornalista que partiu recentemente, diria;...
    " E assim acontece".

    Feliz Natal e que o Novo Ano não seja tão penalizante para as nossas gentes como se anuncia.

    Grande abraço, Seve.
    Osvaldo

    ResponderEliminar
  3. Mercado da Ribeira
    Mercado do Bolhão
    Feira do Relógio
    ETC, ETC,…………………………………….

    “Das imensas confusões que se criam, propositadamente por uns e despropositadamente por outros, é que economia e capitalismo são uma espécie de sinónimos. Sem patrões não há empresas, sem empresas não há emprego, sem emprego não há salário...este é um raciocínio lógico, contudo não é necessariamente verdadeiro se tivermos em conta a pluralidade da economia.
    Assim, comece-se por desvincular estas duas realidades, capitalismo é uma teoria ideológica de organização económica, economia é a pluralidade de formas de organização social do trabalho e da propriedade.”
    CAPITALISMO – DO FIM DA HISTÓRIA PARA A ESTÓRIA DO FIM (João Dias)

    XL

    ResponderEliminar
  4. Amigo Severino;

    Como diz o meu Pai com os seus 72 anos de sabedoria, que já viveu três tipos de ditadura. Uma de direita antes do 25 de Abril, outra de esquerda a seguir pós 25 de abril e atualmente a ditadura do capitalismo. Olhe que se pensarmos bem ele tem bastante razão. Basta pensar na polémica sobre o ordenado minimo nacional. "Dá que pensar"
    Um abraço e um resto de Boas Festas

    Pascoal

    ResponderEliminar