sábado, 11 de setembro de 2010

11/9

11/9

"102 minutos", dos jornalistas nova-iorquinos, do "New York Times", Jim Dwyer e Kevin Flynn, é um livro que reconstitui a tragédia dos que estavam por dentro, do World Trade Center.

Há histórias, muitas histórias dos que estavam lá dentro e se quiseram salvar, dos que ficaram presos (às escuras) dentro dos elevadores a poucos metros do chão sem saber o que se passava, ouvindo o horripilante som do embate contra o solo, das pessoas que caiam no átrio depois de se terem lançado no vazio, do corretor de seguros que desceu as escadas desde o 54º, andar com a colega (paralítica) ao colo, os telefonemas do filho para a Mãe, encurralado no 89º. andar, quando aquela via a tragédia na televisão, do filho do bombeiro encurralado no 97º. andar e que o pai envia para a morte aconselhando-o (por tlm) a fugir para o terraço em vez de o aconselhar a descer as escadas, algumas explicações sobre falhas de comunicação e engenharia, por exemplo: “Edifício de referência de Nova Iorque durante a primeira metade do século XX – o Empire State Building, inaugurado em 1931 – tinha nove escadas na sua base alargada e seis na parte média mais estreita, incluindo a torre de incêndio, pois as torres gémeas do World Trade Center, que receberam os primeiros inquilinos em 1970, tinham, apenas três cada uma, para além de outros factores que a ganância do lucro tornou o WTC menos seguro.


Foram os 102 minutos mais longos e dramáticos da história recente dos Estados Unidos; os 102 minutos, quase irreais, que mediaram entre o impacto do primeiro avião e o desmoronamento da segunda torre, –é o testemunho do que se passou no interior das torres gémeas e na intimidade de muitas das 14 000 pessoas que lá se encontravam. Reune centenas de entrevistas com sobreviventes e salvadores, e inúmeras transcrições de contactos telefónicos, de rádio e e-mails, esta é a recriação inédita, emocionante e realista da tragédia que se abateu sobre pessoas comuns e valorosas, do seu heroísmo e do seu desespero face à iminência da catástrofe, da sua luta pela sobrevivência num mundo que desabava sobre elas.

Não é intenção nem pretende este livro esclarecer o mistério que, acreditem, continua a ser o 11 de Setembro…..não foi só o ataque às torres…. o pentágono…..etc. etc….. é, contudo, uma reportagem jornalística irrepreensível que levanta uma série de questões vitais e incómodas.

3 comentários:

  1. Escrevem alguns teóricos de conspirações, que os EUA são um país a "abater", pelos "donos" do Mundo. Leia-se por ex. "O Clube de Bilderberg".

    ResponderEliminar
  2. Ainda estamos para perceber quais foram os custos, a nível mundial, deste ataque fundamentalista.

    ResponderEliminar
  3. A História vai esclarecer um dramático acto real, que causou uma tragédia tremenda na Humanidade, e não só.
    Esperemos que não seja um Iraque, que poêm a pensar a Humanidade de quais os objectivos para tremendo "terramoto".
    W

    ResponderEliminar