
O jornal "O Público" tem publicado uma interessante colecção de livros (Fac-Similados = cópias ou reproduções) de Médicos Escritores, e que normalmente estão à venda com o jornal de terça-feira, por € 6,90.
"Nos mares do fim do mundo" dá-nos o retrato de doze meses passados pelo autor (era o médico do navio) com os pescadores bacalhoeiros portugueses, por barcos da Terra Nova e da Gronelândia.
Interessante, capítulos muito pequenos, de leitura simples e que relata episódios muito curiosos passados com figuras de homens simples como o Ti Fausto que ali viu morrer o próprio pai, o Ângelo e o mano Pereira, que endoideceram no mar, o "Gazela" que, sozinho no seu pequeno dóri (pequeno barco de fundo chato) andou perdido no Oceano durante cinco dias e cinco noites, o Armando e o Zé Pinto que caíram ao mar e para sempre ali ficaram a dormir.
Segundo o autor "Nos mares do fim do mundo" foi, em grande parte escrito a bordo do arrastão "David Melgueiro", na primeira campanha de 1957, a primeira também que o autor serviu na frota bacalhoeira portuguesa, como médico.
![]() |
Bernardo Santareno (Santarém 1924 - 1980) |
0 - li, mas foi zero
1 - desisti
2 - li, mas não me cativou
3 - razoável
3,5 - interessante
4 - bom
5 - muito bom
6 - excelente
7 - obra prima
Sem comentários:
Enviar um comentário