quarta-feira, 9 de maio de 2018

1933 foi um mau ano - JOHN FANTE - LEITURAS 2018 - VIII


Resultado de imagem para 1933 foi um mau ano - JOHN FANTE

John Fante é um escritor arrebatador e com uma escrita tão genialmente simples!

"1933 foi um mau ano" é mais um grande livro (publicado dois anos após a sua morte).

Atingido pela diabetes em 1955, a doença levou-o à cegueira em 1978 e à amputação das duas pernas dois anos mais tarde, o que não impediu este italo-americano de continuar a escrever ditando os seus textos à sua mulher. 

Achei logo excelente, o primeiro romance da saga de Arturo Bandini, "A Primavera há-de chegar, Bandini", publicado em 1938.

Saga que inclui ainda "Estrada para Los Angeles", "Pergunta ao pó" e "Sonhos de Bunker Hill", que de todos gostei também muito.

"A confraria do vinho" é outro delicioso livro deste entusiasmante escritor, que Bukowski (poeta, contista e romancista alemão) considerava o seu Deus.  

"1933 foi um mau ano" é a história de um jovem de 18 anos dividido entre a tradição e a liberdade, entre a família e a autodeterminação, numa sociedade ressequida por uma devastadora crise económica (dos anos 30).

A um ano de terminar o liceu, Dominic Molise não vê o dia de sair da casa familiar, onde dominam a figura do pai, um pedreiro no desemprego e um constante desrespeitador da sua mãe, uma beata de todo o tamanho que jura ver a Virgem Maria no galinheiro do quintal.

Dominic sonha ser uma estrela do baseball, sonha com a fama, sonha com um grande amor, mas em vez disso, está preso numa cidadezinha dilacerada pela pobreza, onde se inclui a sua família -o seu pai, pedreiro, está desempregado há meses-.

Pequeno grande livro (apenas 109 páginas) que li com uma grande avidez. 


Imagem relacionada
Denver - USA  -1909-1983
5 - muito bom

0 - li, mas foi zero
1 - desisti
2 - li, mas não me cativou
3 - razoável
3,5 - interessante
4 - bom
5 - muito bom
6 - excelente
7 - obra prima

1 comentário: