domingo, 15 de abril de 2018

"MOBY DICK" - HERMAN MELVILLE - LEITURAS 2018 - VI

Resultado de imagem para "MOBY DICK" - HERMAN MELVILLE UNIBOLSO

Era ainda uma criança trigueira quando, na Feira do Livro de Lisboa de 1978, comprei este livro e desde essa data (23 de Maio de 1978) que ando a tentar arranjar uma oportunidade para o ler, só que as 656 páginas me têem desviado.

Finalmente deitei mãos à obra e não digo que estarei arrependido mas confesso que fiz algum sacrifício para o levar de vencida até ao fim, não deixando, no entanto, de reconhecer que é efectivamente um livro poderoso, um clássico da literatura mundial.

O que eu aprendi sobre a pesca, sobre navios, sobre os homens e, principalmente,  sobre a carnificina que era a pesca à baleia...

Aprendi, por exemplo, que:

 - NÓ é uma medida de velocidade correspondente a uma milha por hora (1.852 metros/hora) 

 - JARDA - unidade de comprimento utilizado em alguns países de cultura inglesa. Uma jarda equivale a 0,914 metros ou aproximadamente 91 centímetros

 - 1 metro - 3 PÉS

 - 1 metro são 39,370 POLEGADAS
 - 1 cm = 0,39370 POLEGADAS

 - LIBRA - unidade inglesa de massa e de peso equivalente a 453,6 gramas

 - BARLAVENTO - a área virada ao vento, a que está na direcção do vento; a direcção de onde sopra o vento  (Barlavento Algarvio - Albufeira, Aljezur, Lagoa, Lagos, Monchique, Portimão, Silves e Vila do Bispo)

 - SOTAVENTO - para onde sopra o vento (Sotavento Algarvio - Alcoutim, Castro Marim, Faro, Loulé, Olhão, S. Brás Alportel, Tavira e Vila Real Stº. António)

 - PROA - parte dianteira do navio; frente

 - POPA - parte posterior do navio

E muito, mesmo muito mais sobre o mar e, sobretudo, sobre os homens...

Mas "MOBY DICK" não é apenas um simples manual da pesca à baleia, é a história de um velho navio, o "PEQUOD", do seu comandante AHAB, e de uma misteriosa baleia branca (Moby Dick). Uma história terrível que atinge os limites de uma autêntica tragédia.

O capitão AHAB (o comandante do navio) é uma personalidade inesquecível parecendo ter apenas um único objectivo na vida - a procura desesperada de Moby Dick que, num encontro anterior, lhe cortou uma das pernas. O ódio que o move não acalmará enquanto não se conseguir vingar.

Ao fim e ao cabo não dei o tempo por perdido (o que, aliás, nunca acontece quando é gasto a ler) embora eu tivesse feito algum esforço para vencer as 656 páginas deste livro UNIBOLSO QUÁDRUPLO.


Resultado de imagem para HERMAN MELVILLE
HERMAN MELVILLE - EUA - 1819-1891

3,5 - interessante

0 - li, mas foi zero
1 - desisti
2 - li, mas não me cativou
3 - razoável
3,5 - interessante
4 - bom
5 - muito bom
6 - excelente
7 - obra prima

Sem comentários:

Enviar um comentário