sexta-feira, 23 de fevereiro de 2018

LEITURAS 2018 III - "ENTREVISTAS DA PARIS REVIEW"



Da revista Paris Review, criada em meados dos anos cinquenta (1950...) por um grupo de jovens intelectuais americanos, Carlos Vaz Marques seleccionou e traduziu uma série de entrevistas de conhecidos escritores, publicadas em livro pela Tinta da China.   

Neste livro são publicadas dez entrevistas e é curioso verificar o que dizem alguns escritores sobre, por exemplo. as suas leituras.

GRAHAM GREENE - o livro de François Mauriac "Terésa Desqueyroux" marcou-o intimamente.
GG não quis ser escritor. Queria ser comerciante.

Que o principal responsável por WILLIAM FAULKNER ser escritor foi Sherwood Anderson.

Segundo TRUMAN CAPOTE, Henry James é o mestre do ponto e vírgula e Hemingway é um especialista de primeira água em parágrafos, 
Quando perguntaram a TRUMAN CAPOTE se lia muito, respondeu: demasiado e de tudo, incluindo etiquetas, receitas e anúncios e viciado em jornais. Gosto de policiais.

BORIS PASTERNAK - Admiro Hemingway mas prefiro aquilo que conheço de Faulkner, "Luz em Agosto" é um livro maravilhoso. Também sempre gostei de literatura francesa.

SAUL BELLOW - Não considero Hemingway um grande romancista. Gosto mais dos romances de Fitzgerald (O grande Gatsby).

JORGE LUÍS BORGES - Penso que todo o mundo de Kafka se encontra de um modo mais complexo nas histórias de Henry James. Acho que ambos pensavam o mundo como sendo simultaneamente complexo e sem sentido.

Em suma, são dez entrevistas com escritores bem conhecidos e que nos confessam algumas curiosidades, não deixando, por isso, de ser (um livro) interessante (e bonito, como são quase todos os desta editora); contudo, abaixo das minhas expectativas (que eram bem mais elevadas).



Resultado de imagem
Henry James  EUA  1843-1916
3 - razoável

0 - li, mas foi zero
1 - desisti
2 - li, mas não me cativou
3 - razoável
3,5 - interessante
4 - bom
5 - muito bom
6 - excelente
7 - obra prima


Sem comentários:

Enviar um comentário