quinta-feira, 8 de junho de 2017

"O BARULHO DAS CHAVES" - PHILIPPE CLAUDEL - LEITURAS 2017 - XI

O Barulho das Chaves


Os dois livros que já li (este foi o terceiro) deste excelente escritor francês, "ALMAS CINZENTAS" e "A NETA DO SENHOR LINH" são muito bons, o primeiro um romance que revela o ser humano em toda a sua fragilidade e grandiosidade e dos mais perturbadores e tristes que li na vida, o segundo uma fábula linda e sublime sobre o exílio e a solidão que é, ao mesmo tempo, um hino à amizade, à solidariedade e à compaixão. Recomendo-os vivamente. 
PHILIPPE CLAUDEL é um escritor absolutamente...não sei como dizer, que nos agarra pelo peito e nos sacode da primeira à última página.  

Este "O BARULHO DAS CHAVES" é, tal como os que já salientei, um livro igualmente triste.

Durante onze anos, Philippe Claudel deslocou-se todas as semanas a uma prisão para dar aulas de Francês. Os seus alunos, homens e mulheres condenados a penas de prisão ou em prisão preventiva.

Poucos meses após o fim dessas visitas, Claudel apercebeu-se de que esse lugar ainda fazia parte da sua vida, pois levou dentro de si uma parte da prisão, a sua monotonia, a humidade, o calor aterrador, tudo.

Mostra-nos a fragilidade do ser humano, as suas fobias na prisão, como por exemplo um mecânico na vida civil que, para aguentar, confessou a Claudel, todas as noites montava e desmontava mentalmente, peça a peça, o motor de um 504 Diesel.

Marcel, de cinquenta e sete anos que, prestes a ser libertado por falta de provas, foi acusado de abusar sexualmente da sua neta de onze anos, e que, em vez de regressar à sua aldeia se suicida na noite anterior à sua libertação. Aterrador, deixa-nos com um vazio muito frio na barriga.

São apenas 76 páginas mas são páginas de uma crueza de uma tristeza que se entranha em nós dum modo perturbador.

PHILLIPE CLAUDEL é um escritor absolutamente imperdível.


Resultado de imagem para PHILIPPE CLAUDEL  escritor
Philippe Claudel - Nancy-França   1962

nota 4  -  bom

0-li, mas foi zero
1-desisti
2-li, mas não me cativou
3-razoável
3,5-interessante
4-bom
5-muito bom
6-excelente
7-obra-prima




Sem comentários:

Enviar um comentário