quarta-feira, 15 de fevereiro de 2017

"A BIBLIOTECA À NOITE" - ALBERTO MANGUEL - LEITURAS 2017 - III

Resultado de imagem para a biblioteca à noite alberto manguel

ALBERTO MANGUEL é um entusiasta do prazer dos livros, e o seu entusiasmo, está aqui exposto ao abordar a Biblioteca de todas as maneiras e feitios, seja a Biblioteca como Mito, como Ordem, como Espaço, como Poder, como Sombra, como Forma, como Acaso, como Oficina, como Mente, como Ilha, como Sobrevivência, como Esquecimento, como Imaginação, como Identidade e até a Biblioteca como Lar.

Efectivamente, Alberto Manguel, um dos maiores bibliófilos do mundo, a partir da sua mítica biblioteca pessoal, com mais de 40 mil livros num antigo presbitério em França, conta-nos tudo o que sabe sobre a história, o fascínio e os enigmas das bibliotecas, para além de nos contar belas histórias também sobre leitores. A copiosa biblioteca de Charles Dickens, o catálogo imaginário de Colette e tantos outros.

É um livro para quem gosta de livros, para quem tem a paixão da leitura, não será certamente um livro para quem apenas lê um livro de vez em quando, isso não.

Os livros queimados, os livros não lidos, os livros proibidos, a falta de espaço, a arrumação dos livros, os livros esquecidos que quando menos esperamos voltam a ser uma novidade quando afinal já os possuímos há tanto tempo, uma fotografia que já havíamos esquecido nas páginas de Pearl Buck, uma nota de vinte escudos dentro de um John Steinbeck, um bilhete de eléctrico cor de rosa velho entre as páginas do rei verde do P. L. Sulitzer, são situações que, de algum modo, são abordados neste belo livro.

Este é um daqueles livros que, não sendo de modo nenhum um livro fácil, não é um livro de uma só leitura é um livro que, tenho a certeza, irei voltar a ele com muita frequência, porque é um livro em que na primeira leitura muita coisa ficará por descobrir.

Alberto Manguel é um autor extremamente versátil: ensaísta, ficcionista e tradutor mas conheço-o fundamentalmente como o mais cativante, o mais eclético, o mais criativo de todos os ensaístas da actualidade e sobretudo um entusiasta que mais fala de livros do prazer dos livros, embora, por vezes, na minha perspectiva um pouco académico.


Resultado de imagem para a biblioteca à noite alberto manguel
Alberto Manguel  1948  - Buenos Aires

nota 3,5  -  interessante

0-li, mas foi zero
1-desisti
2-li, mas não me cativou
3-razoável
3,5-interessante
4-bom
5-muito bom
6-excelente
7-obra-prima


Sem comentários:

Enviar um comentário