sábado, 7 de janeiro de 2017

"LUZ EM AGOSTO" - WILLIAM FAULKNER - LEITURAS 2016 XLII

Resultado de imagem para luz em agosto william faulkner

Parti para a leitura deste livro com alguma "cautela" pois um amigo tinha-me avisado que se tratava de um escritor difícil.

E essa dificuldade confirmou-se mas, ao mesmo tempo, descobri mais um grande escritor, cujo primeiro livro que li foi este.

"LUZ EM AGOSTO" é um grande, intenso, poderoso e perturbante livro em que está devidamente dimensionada a crueldade humana, a tragédia do que foi o racismo na América, as relações humanas, toda a sua complexidade estão efectivamente neste livro tão bem descritos.

Gostei imenso deste livro, uma leitura que chega, por vezes, a ser perturbante, sempre ansioso da página seguinte pelo que irá acontecer e que drama se irá desenrolar.

Se Joe Christmas é a personagem central, um branco que acredita ter sangue negro, atormentado pela falta de identidade e sofrendo todo o tipo de violência e intolerância racial no Sul dos Estados Unidos, a orfã, que abre abre magistralmente este livro (é dos melhores inícios que li), que já vem do Alabama procurando o homem que a abandonou grávida, será a personagem secundária que acompanhamos ao longo de toda esta grande obra.

Alguém escreveu: Há escritores que escrevem grandes livros. Há outros mais raros, que instauram mundos. William Faulkner pertence a essa linhagem. É num ambiente de fracasso, culpa, preconceito e fanatismo religioso que se debatem os personagens de "Luz em Agosto", todos em busca do seu lugar num mundo que reservou para eles um destino trágico."

Resultado de imagem para luz em agosto william faulkner
William Faulkner -  1897 - EUA - 1962

-nota.-foi este o último livro que li em 2016 (o 42º.)-

nota 5  - muito bom

0-li, mas foi zero
1-desisti
2-li, mas não me cativou
3-razoável
3,5-interessante
4-bom
5-muito bom
6-excelente
7-obra-prima

Sem comentários:

Enviar um comentário