quinta-feira, 13 de outubro de 2016

"OBLOMOV - O MAGNÍFICO PREGUIÇOSO" - IVAN GONTCHAROV - LEITURAS 2016 XXXVI

Resultado de imagem para OBLOMOV - O MAGNÍFICO PREGUIÇOSO" - IVAN GONTCHAROV

A história do bom e preguiçoso Oblomov, um tipo apático e adormecido, um preguiçoso e desinteressado que não se preocupa com o mundo à sua volta, que encolhe os ombros a tudo, não se perturba, não se aborrece, não faz ondas de espécie nenhuma, numa Rússia esclavagista onde imperam a injustiça e as leis duma sociedade medieval que só poderia ser radicalmente alterada, como o viria de facto a ser mais tarde.

São quase seiscentas páginas (e letra miudinha), é um livro para ir lendo e digerindo, uma das obras primas da literatura russa de meados do século XIX.

Um grande romance que demorei a ler, não só porque são muitas, muitas páginas, mas também porque quis ir lendo, lendo e saboreando (preguiçando, até) a deslizante e leve escrita deste excelente escritor russo do séc. XIX, IVAN GONTCHAROV, que, no entanto, parece ter sido depreciado por várias gerações de escritores russos, nomeadamente por Dostoiévski que, conforme li no jornal "O Público", o descreveu como "um funcionariozeco com olhos de peixe cozido a quem Deus (...) concedeu um talento brilhante."

Gostei, mas atenção, repito, é para se ir lendo com calma e saboreando as diversas cenas, por vezes até bastante irritantes de tanta indolência, tanta preguiça, ir calmamente observando personagens que, afinal, continuam por aí a pulular.

Mas não há bela sem senão — esta é uma edição miserável do Círculo de Leitores (Junho de 1973), com erros página sim página sim, letras e frases trocadas, uma vergonha absolutamente inenarrável, só vendo/lendo porque contado ninguém acredita...



Resultado de imagem para ivan gontcharov
IVAN GONTCHAROV  -  Rússia - 1812 - 1891

nota 4 - bom

0-li, mas foi zero
1-desisti
2-li, mas não me cativou
3-razoável
3,5-interessante
4-bom
5-muito bom
6-excelente
7-obra-prima


3 comentários:

  1. Tal como já aqui escrevi, a nova edição do mesmo livro da Tinta-da-China também é miserável. Abra o livro numa livraria e salta logo à vista os erros de paginação, as gralhas e os erros ortográficos. Impossível.

    ResponderEliminar
  2. Já li esta obra há muitos anos (talvez quarenta) e a minha edição não tem erros! Quando quiseres, mostro-to!

    ResponderEliminar
  3. Obrigado pela vossa visita e pelos comentários, claro.

    ResponderEliminar