segunda-feira, 30 de novembro de 2015

LEITURAS 2015 - XLVIII - "NÃO MATEM A COTOVIA" - HARPER LEE



Este foi o melhor livro que li sobre o racismo nos Estados Unidos da América!

Saiu em 1960, ganhou o Prémio Pulitzer de ficção em 1961 e o "Library Journal" nomeou-o, em 1999, como o melhor romance do século XX.

É um livro brilhante, uma história passada nos anos de 1930, nos Estados Unidos racistas, segregadores, profundamente injustos, em que nos é descrito o dia a dia de uma comunidade conservadora onde o preconceito, o ódio, o racismo caracterizam as relações daquela comunidade. 


cena do filme baseado neste livro
É pelos olhos de uma menina de 7 anos (Scout Finch) que, sob o seu ponto de vista, a história nos é contada. O seu pai (o advogado Atticus Finch), uma personagem admirável e fascinante, é escolhido para defender em tribunal o negro Tom e é a partir desse momento que a vida da família sofre um tremendo abalo e as maiores desconsiderações quando a comunidade em que vivem não tolera que Atticus trabalhe para os pretos. Atticus defende com toda a convicção, arrostando com ameaças e preconceitos, o negro Tom acusado de violentar uma rapariga branca.  




porquê o título do livro? (tomemos o negro Tom, acusado de violação, como uma cotovia) : 
- As cotovias não fazem mais nada senão cantar para nossa satisfação. Não comem coisas nos jardins das pessoas, não fazem ninhos nas searas, não causam danos a ninguém. É por isso que é pecado matar uma cotovia.

nasceu em 1926 em Monroeville, Alabama



1 comentário: