quarta-feira, 25 de novembro de 2015

LEITURAS 2015 - XLVII - "TERRA DO PECADO" - JOSÉ SARAMAGO

 

Tinha 24 anos, calado, metido consigo, ganhando a vida como praticante de escritório nos serviços administrativos dos Hospitais Civis de Lisboa, quando no ano de 1947 publicará este romance a que chamou "A Viúva" mas que o editor decidiu, por motivos comerciais, dar o título de "Terra do pecado".

Maria Leonor fica viúva, com dois filhos e uma casa enorme para cuidar. Com os empregados fiéis, amigos da família, ela vai lutar para ultrapassar a dor da perda do seu marido. Vai lutar contra o preconceito numa terra onde as viúvas devem agir como se a sua vida tivesse terminado, como se tivessem parado de viver pois só assim podem honrar o nome da família, se o não fizerem mancharão, perante toda a sociedade, a honra da família.
Esta terra do pecado é que dita as leis porque se há-de reger a sociedade, onde continuar a viver é pecado, sorrir é pecado, sair à rua é pecado, viver é pecado.

Gostei, como tenho gostado de todos os livros de José Saramago, tendo, contudo, em atenção que é o seu primeiro livro ou seja o livro da juventude de José Saramago.
Só cinquenta anos depois o autor concordou em publicar a segunda edição.




1 comentário:

  1. É curioso, que o Severino tenha gostado, tanto como os outros livros, de um Saramago mais maduro, mais culto e mais escritor, naturalmente.

    Por ser o primeiro. Penso que deve ser muito "neo-realista", mas também tenho curiosidade em lê-lo.

    ResponderEliminar