sexta-feira, 19 de dezembro de 2014

O PRÍNCIPE PERFEITO


Um profundo, um imenso desânimo, uma incompreensão e desgosto da humanidade foi sempre uma característica da sua personalidade.

Rómulo de Carvalho/António Gedeão com sua filha Cristina Carvalho, a autora desta biografia 

(...) A vida nunca me seduziu. Entre o viver e o morrer sempre preferi o morrer. Se não tivesse nascido, ninguém daria pela minha falta. É preciso ter vocação para viver e é por isso que alguns se suicidam, o que é digno de todo o respeito. Nunca pensei nisso e só em consequência e um sofrimento excessivo o faria.

Desde o dia em que Manuel Freire cantou a Pedra Filosofal (no Zip-Zip, cujo primeiro programa foi transmitido a 24 de Maio de 1969) foi talvez das músicas mais cantadas até ao dia de hoje.

Foi este poema que deu a conhecer António Gedeão (pseudónimo de Rómulo de Carvalho) aos portugueses. As pessoas sabiam de cor a letra deste poema e os seus últimos versos:

Eles não sabem, nem sonham,
que o sonho comanda a vida.
Que sempre que um homem sonha 
o mundo pula e avança 
como bola colorida
entre as mãos de uma criança

Li este livro com muito agrado, pois a sua leveza de escrita e a facilidade e clareza com que a autora nos dá a conhecer o poeta e o homem torna a leitura tão agradável que nem se dá por chegar ao fim deste belíssimo livro de apenas 160 páginas.


RÓMULO DE CARVALHO/ANTÓNIO GEDEÃO - Príncipe Perfeito - Eis uma pequeníssima biografia de um grande poeta, cientista e ilustre Português que se lê num ápice, escrita por quem certamente melhor o conhecia -sua filha, CRISTINA CARVALHO-. 



Sem comentários:

Enviar um comentário