OS PORTUGUESES NA AMÉRICA
Este livro que acabei de ler, "OS PRIMOS DA AMÉRICA" de Ferreira Fernandes, tem algumas reportagens interessantes sobre portugueses que ao longo dos tempos têem emigrado para a América, sobretudo histórias sobre portugueses que tiveram sucesso e de outros que nem tanto (Manuel Duarte foi o primeiro falhado assumido, que o escritor encontrou na América).
Uma das histórias que mais suscitou a minha atenção foi sobre um homem do cinema -HAL PEREIRA- que que me habituei a ver nos últimos trinta anos nas legendas, quando o filme acabava e estas (legendas) passavam de modo a que as pudéssemos ver e ler e sempre aquele nome me ficou na mente e sempre com a curiosidade de desfazer este desconhecimento, que me intrigou ao longo de tantos anos, sobretudo pelo apelido português.

Pois finalmente, ao longo de tantos anos fiquei a saber que Hal Pereira (1905-1983) foi o descendente de portugueses que mais sucesso teve no cinema, O art director (quer dizer o homem do cenário, aquele que faz a cara de um filme). Hal Pereira era de Chicago, onde nasceu em 1905, provavelmente descendente dos protestantes madeirenses que emigraram para o Illinois em meados do séc. XIX. Foi nomeado vinte e três vezes para um Óscar, mais do que qualquer outra pessoa em Hollywood, mas só ganhou uma estatueta dourada, em 1955, no filme "A rosa tatuada". E é assinatura dele um monumento que pertence à memória universal do cinema: as traseiras da "Janela Indiscreta" de Alfred Hitchcook, colocou também a sua assinatura numa das mais famosas séries da TV - Bonanza-.
Sem comentários:
Enviar um comentário