quarta-feira, 13 de novembro de 2013

O QUE ANDO A LER - "AS LOJAS DE CANELA"


"Resolvi que não sou pintor, nem escritor; que nem sequer sou, bom professor. Ao que julgo enganei meio mundo com um certo brilho que realmente não tenho. Tentei renunciar à criatividade, viver como um homem vulgar, mas é vida que me parece bem triste. A minha vida de todos os dias depende cada vez mais da arte, pois só aguento razoavelmente o lugar de professor mediante valores que peço emprestados à arte. Porém, na minha imaginação já tenho esse lugar perdido e estou na maior miséria."



Estas palavras do BRUNO SCHULZ estão no prefácio de "AS LOJAS DE CANELA" (o livro que ando a ler) e que serviram, de algum modo, para aumentar as expectativas que já me tinham sido criadas com a crítica muito favorável que, sobre este livrinho, já tinha lido, algures.

Mas...expectativas goradas. pois até agora nunca consegui "apanhar o fio à meada", e assim se tem ido gorando a expectativa inicial, pois à página quarenta e poucos ainda não sei se ando a ler memórias se um romance, não gosto de deixar livros a meio, mas era o que me apetecia, pois quando isto nos acontece a motivação para novas leituras fica muito em baixo.
É um livro que efectivamente se me tem tornado difícil de seguir com longas divagações, ideias inesperadas, etc... É a história de um homem em conflito com a vida,no entanto é uma escrita nada fácil que me faz lembrar António Lobo Antunes, na qual não consigo "penetrar" nem numa única página...   talvez (quem sabe) ainda não esteja preparado. A propósito disso, embora mal comparado, lembro-me de alguém, num tempo já algo distante, me chamava a atenção, quando eu lhe dizia que não gostava de ópera, ele respondia-me: Ó Seve aprende-se a gostar.   


Sem comentários:

Enviar um comentário