sábado, 6 de julho de 2013

DEUSES DO CINEMA




No passado fim de semana, revi os bons tempos dos Estúdios de Hollywood, entre inícios dos anos 20 e meados dos 60 do século passado, numa visita à exposição "MADE IN HOLLYWOOD", que está actualmente patente no Centro Cultural de Cascais, até ao próximo dia 1 de Setembro.

Rodolfo Valentino


Retratos lindos de alguns deuses do cinema, e de alguns dos filmes que fazem parte da sua história, obras (originais fotográficos) daqueles a quem mais tarde viriam a chamar-se os Fotógrafos Retratistas de Hollywood.

Greta Garbo
 
Charlie Chaplin, Orson Wells, O Bucha e Estica, o Pamplinas, Rodolfo Valentino, Greta Garbo, Humphrey Bogart, "As Vinhas da Ira", "E tudo o Vento Levou", "O Mundo a seus Pés", Marlon Brando, M. Monroe, e muitos, muitos outros que são a história da 7ª. arte. 

Gary Cooper

Através desta exposição fiquei também a saber que estes fotógrafos, utilizados pelos diferentes estúdios, faziam fotografia da quase totalidade das cenas dos filmes em realização dado que, na altura, porque não havia a tecnologia que há hoje, e não se poderia voltar com a cassete atrás, poderia haver a necessidade de repetir uma determinada cena e seria através da fotografia dessas cenas que se poderiam ver os cenários onde a mesma estava inserida.

Marlon Brando


Grande fotografia e grande cinema que vale a pena visitar, é como que um regresso ao passado.  

Colecção de fotografias originais de John Kobal, propriedade da John Kobal Foundation de Londres, já expostas em muitos museus do mundo e uma oportunidade única para as ver agora em Portugal.

Marilyn Monroe (uma "leitoira" compulsiva) 
 

As Vinhas da Ira
 
 
Orson Welles


Rock Hudson

 

Buster Keaton (PAMPLINAS)
Ginger Rogers e Fred Astaire
James Dean


 


Sem comentários:

Enviar um comentário