sexta-feira, 28 de dezembro de 2012

POR ONDE ANDEI EM 2011 - XIV

Estamos no fim de mais um ano, é um tempo de balanços, contudo, como é meu costume não costumo fazer o balanço dos livros que li no início de cada ano mas sim ao longo do ano seguinte. Finda hoje a minha viagem sobre os livros lidos em 2011, não tendo, infelizmente, tido tempo de falar sobre todos. Claro que no próximo ano -2013-, continuarei a fazer esta viagem mas sobre os livros que li ao longo do ano que está a findar (2012).



Estamos a meio do ano de 2011 e mais uma vez me cruzo com um autor português que muito aprecio, Gonçalo M. Tavares que me dá a conhecer "O SENHOR BRETON E A ENTREVISTA" -o autor tece aqui uma imaginativa teia com e entre personalidades/personagens literários que moram todos no mesmo bairro. 
Os livros de Gonçalo M. Tavares são sempre uma surpresa muito agradável pela imaginação, que chega a ser desconcertante, da sua escrita.



Seguidamente viajarei com mais um autor português, António Alçada Baptista, excelente e nenhum dos seus livros que já li me desapontou e este, "A PESCA À LINHA", deliciou-me com algumas das suas memórias e fez-me reviver personagens (nacionais e estrangeiras) que marcaram a consciência humana -políticos, escritores, intelectuais, grandes pensadores, gente de aquém e além fronteiras, -  ajudando-me assim a entender melhor o nosso tempo. Mais um bom livro deste simpático escritor, infelizmente já desaparecido. Recordo-me muito bem da sua simpatia pois com ele me criuzei muitas vezes em Lisboa, quando naturalmente ainda era vivo.



E concluo, viajando para os EUA, para abordar o livro que mais gostei em 2011 - "AS PONTES DE MADISON COUNTY" de Robert James Waller, uma história apaixonante, num romance fácil, sem grandes pretensões de estilo numa intriga aparentemente banal: um fotógrafo, uma dona de casa, um calor de Verão de Iowa e uma história de amor breve e apaixonada. Não sendo uma obra prima é uma história onde se dá lugar a uma reflexão sobre o significado da felicidade ou a impossiblidade de a alcançar. Encantou-me!
 

3 comentários:

  1. Amigo Seve! Agora já podes dizer aos teus amigos que destes livros todos só leste o prefácio.
    Toda a gente sabe que é impossível ler tudo isto.
    Mas, se quiseres, eu continuo a acreditar!

    ResponderEliminar
  2. Olá,Seve!
    Passando hoje por aqui,mais uma vez fico deslumbrada com o conhecimento literário que,o Seve partilha com quem por aqui passa.
    A leitura"pode tornar-se"uma necessidade interessante,e valiosa.O conhecimento é,uma mais valia que nos "pode ajudar,"na nossa existência pessoal:(Desejo que assim seja!)
    Um abraço grande.Um Bom Ano com saúde, para o Seve,e toda a família.
    Mariana.

    ResponderEliminar
  3. Olá Mariana, bom dia

    Obrigado pelas tuas palavras.

    Também para todos vós um bom ano 2013, com muita paz, muita saúde e muitas felicidades.

    Vou tentar continuar a compartilhar aqui as leituras que vou fazendo e que efectivamente me dão muito gosto e muito prazer continuando assim a alargar o campo da minha ignorância. Aliás a leitura é actualmente, para além de um prazer, um vício inculcado bem no meu ser.

    Obviamente que como muito bem refere o Kim também continuarei a ler os prefácios (os que os tenham já que nem todos os livros serão prefaciados, como muito bem saberás Kim....)

    ResponderEliminar