quinta-feira, 6 de setembro de 2012

OPEN


Com o corpo todo "dorido" da boa via estou de regresso.

É o "lavar" do rosto para enfrentar mais um ano de trabalho.

E tentar manter aqui a memória que preenche o meu imaginário, sobretudo um dos que mais me dá satisfação e que mais preenche a minha vida - os livros.


Confirmei no entanto que, quem tem hábitos de leitura, não é propriamente nesta época que lê mais.

Contudo, neste período de férias, sempre me diverti (será talvez a palavra mais adequada) com mais um volume (da nova série) de "CONTA-CORRENTE", um excelente e delicioso "apanhado" do que foi o dia a dia e, ao mesmo tempo um retrato da vida portuguesa , durante os anos 80/90 do séc. XX, deste grande escritor português (VERGÍLIO FERREIRA - 1916-1926).



"NINGUEM ESCREVE AO CORONEL" do excelente escritor colombiano Gabriel Garcia Marquez (1927 -       ), que nunca me desilude, bem ao seu estilo, este magnífico livro.


"INCIDENTE EM ANTARES" o último livro doutro grande escritor, o brasileiro Erico Veríssimo (1905-1975), um fantástico julgamento dos vivos da localidade de Antares por alguns mortos insepultos e "trazidos à vida" e que, ao mesmo tempo, nos dá um retrato da história política do Brasil no século XX.



E "TEATRO DE SABBATH" de PHILIP ROTH (1933 -      ), que é para mim o melhor escritor americano vivo (dos que conheço). Pois este livro dá-nos um retrato do ser humano mais vil, abjecto, contra-natura, abominável e reles que possa existir. É um personagem absolutamente indescritível. É um livro "pesado" de leitura nada fácil, como são a grande maioria dos livros deste escritor; no entanto ainda não há muito tempo alguém (sabedor) me dizia que a Literatura é a sério, é aquela que nos dá que fazer à cabeça. E concordo, ao contrário dos que dizem que a Literatura terá de ser apenas diversão no sentido próprio do termo.



Sobre estes quatro livros, agora lidos em férias, a seu tempo virão aqui à conversa...

4 comentários:

  1. Bom Trabalho, e Força, para ver se consegue vencer, um dramático problema, "guerra económica/financeira", da qual Portugal, desta vez, nem a luz ao fundo túnel, consegue ver..., continuando, tudo conforme está..., mas agora, não é fácil, nada se ganhar, os "tubarões", têm os alicerces, bem firmes.
    W

    ResponderEliminar
  2. Amigo VV - Não poderemos desanimar, não poderemos parar, a vida é uma luta constante para quase todos nós. Eu estou sempre convicto de que o amanhã será melhor de certeza absoluta.

    ResponderEliminar
  3. Quando as notícias aparecem com títulos, como a seguir existem, não temos nada a dizer…
    "
    Detido por fotografar carro mal estacionado do ministro

    Simulações: quem ganha menos, paga mais

    É altura de dizer basta, diz D. Januário Torgal Ferreira
    62 pessoas recommended isto.

    Empresários dizem que descer a TSU não vai criar emprego

    Passos revela traços de autoritarismo ao desafiar TC "

    Portugal, está exposto, para ser visto…, e tenhamos “Fé na Sra. Fátima”, e não voltamos aos tempos da "outra senhora", dos 3 “F”.

    No fim, deve haver…, uma saída…
    W

    ResponderEliminar
  4. Então bem vindo! Não ao teatro de Sabbath, mas sim ao da vida, este bem mais real.
    Abraço Seve

    ResponderEliminar