terça-feira, 18 de setembro de 2012

E DEPOIS DE LIDOS...


Os livros fazem parte da minha vida e tudo o que com eles se relacione me interessa e chama a atenção.

Não há muito tempo o meu amigo Almeidinha dizia-me que havia uma colega de trabalho (que não tinha nenhum interesse pela leitura nem lia absolutamente nada) e que o questionava frequentemente (porque a intrigava) sobre o que é que ele fazia aos livros depois de os ler...

Escreve Umberto Eco no seu excelente romance "A MISTERIOSA CHAMA DA RAINHA LOANA", sobre uma situação semelhante:

Tenho cinco mil livros e há sempre o imbecil do costume que entra (em minha casa) e diz quantos livros tem? leu-os todos?
E o que é que eu respondo? nenhum, de modo porque os guardaria aqui? o senhor porventura costuma guardar as latas de conserva depois de as esvaziar? os cinquenta mil que já li ofereci-os a prisões e hospitais. E o imbecil estremece.

2 comentários:

  1. Severino confesso-lhe que mesmo depois de lido não consigo separar-me de um livro,é como se fizesse parte de mim. Os outros, e são milhares, aguardam de facto espaço temporal para a sua leitura.

    ResponderEliminar
  2. Também eu gosto de conservar os livros que leio, pois, daqueles que gosto, fica-me uma paixão eterna, que fica a fazer parte de mim.
    Pelos vistos, quem já leu cinquenta mil livros tem uma opinião bem diferente, o que também aceito, já que a cultura deve ser partilhada, mas ... não a expensas minhas.

    ResponderEliminar