domingo, 4 de dezembro de 2011

HÁ MAR E MAR........






Alexandre O'Neill (grande poeta português) é uma daquelas personagens literárias(e humanas) portuguesas que sempre me despertaram curiosidade e interesse, fundamentalmente pela maneira como tão bem soube usar a ironia. Vi-o (cara a cara) muitas vezes em Lisboa, nos anos 80 (do século passado), lembro-me perfeitamente de o ver a descer do Príncipe Real para a pastelaria Alsaciana (junto à Imprensa Nacional); era um homem elegante, distinto e que tinha algo de misterioso, parecendo que viajava num outro planeta. António Alçada Baptista, um homem de que "saboreio" sempre com muito gosto os seus escritos, deixou-nos algumas memórias sobre o seu amigo Alexandre O'Neill:
-O Alexandre (para sobreviver) andou pela publicidade e nela pôs também o seu fluxo criador. Infelizmente, o público não estava ainda preparado para algumas das suas audácias como aquela do lançamento do metropolitano que ele propunha "Vá de Metro, Satanás".




O "Há mar e mar, há ir e voltar", tinha uma outra frase que não foi usada mas que eu acho melhor: "Passe um Verão desafogado".
Certo dia, um industrial do Norte, que fabricava os colchões Lusospuma, dirigiu-se-lhe e disse-lhe: tem que ir pensando numa frase para os colchões Lusospusma. O Alexandre não demorou nada: "Com colchões Lusospuma não se dá só uma"

3 comentários:

  1. Ilustres Destes, agora é outra coisa..., rara...
    W

    ResponderEliminar
  2. O'Neill era um amante de trocadalhos do carilho.
    Quero já um colchão Lusospuma!

    ResponderEliminar
  3. "Eu não procuro saber as respostas, procuro compreender as perguntas".
    Confúcio

    "Num colchão de sumaúma,
    Você dá duas que parecem uma"

    "Bosch é bom"

    Poesia,literatura e não sei que mais predicatos mais que evidentes.

    Uma grande obra, à qual a insensibilidade da nossa cultura é responsável por não divulgar suficientemente.

    Evidencio o enorme trabalho da nossa cultura: Educativo ao nível de português, cidadania e sexual. Que me perdoem, por associar os resultados.
    Um abraço Seve
    jrom

    ResponderEliminar