terça-feira, 25 de outubro de 2011

PICASSO





























Nasceu num dia 25 de Outubro, há 130 anos, em Málaga, Espanha.











Um dia Picasso estava sentado no aeroporto à espera de um voo para Nice e acercou-se dele uma senhora de meia-idade que, depois de lhe perguntar "o senhor é mesmo o Picasso, não é?" lhe pediu que lhe desenhasse o retrato enquanto esperavam.

Picasso rabiscou meia dúzia de traços num bloco cortou a folha e estendeu-a à senhora, dizendo "são 160 mil pesetas" (cerca de 80 contos à época).
A senhora escandalizou-se: "160 mil pesetas? Mas o senhor levou cinco minutos a fazer isto. Picasso, imperturbável, retorquiu "engana-se, para fazer isto eu levei 80 anos".

-Quando eu era pequeno a minha mãe dizia-me: "Se fores militar, hás-de ser um general. Se fores um religioso hás-de ser o Papa". Em vez disso, eu tornei-me pintor, e acabei sendo o PICASSO - (1881-1973)

2 comentários:

  1. Seve
    Picasso é um dos meus pintores preferidos, mas já houve tempo (há muitas décadas) em que me questionava sobre os gatafunhos que ele fazia. Um dia experimentei fazer o mesmo e percebi a diferença. Espero também levar oitenta anos a aprender a fazê-los, apesar de isso não se aprender.
    Uma das coisas que me irrita nos génios, é que o seu mau feitio vem sempre ao de cima e Picasso era exímio nessa vertente.

    ResponderEliminar
  2. Só o meu amigo Bruno (grande artista da pintura moderna), neste momento a pintar nos EUA, me poderia "ensinar" Picasso,e não só, mas lembro-me de um dia alguém (sabedor) me ter dito que quando pediam ao Picasso para lhe "pintar/fazer" o retrato ele mandava-o para o fotógrafo.....

    ResponderEliminar