quarta-feira, 3 de agosto de 2011

POR ONDE ANDEI EM 2010 - XII

No último relembrar das minhas andanças (através dos livros que li em 2010), referia eu que foi com Bruce Chatwin (1940-1989), um grande viajante e, um nómada cheio de originalidade, que, já por mais de uma vez, viajei por paragens inóspitas, muito para além da "civilização" que, dia a dia nos submerge e, através dos seus relatos, conheci novas gentes, novas culturas, novos mundos.

"O QUE FAÇO EU AQUI" é um livro póstumo, uma selecção pessoal de ensaios, meditações e relatos de viagens.

BRUCE CHATWIN morreu de SIDA em Janeiro de 1989.

Foi um viajante infatigável e, para alguns, um grande escritor. Devo confessar que, deste escritor inglês, não foi um livro de viagens o que mais gostei mas sim dum romance que publicou em 1982 -"Os gémeos de Black Hill"-.

Uma agradável surpresa: É com o escritor espanhol JUAN JOSÉ MILLAS que assisto, lendo "LAURA E JÚLIO", à metamorforse de um homem que inventa uma nova identidade.

Júlio, recém-separado, decide ocupar em segredo o apartamento vazio de um vizinho, usurpando-lhe ao mesmo tempo as roupa e os hábitos, bem como a sua visão do mundo da ex-mulher e de si mesmo. No decurso desta metamorfose, Júlio descobre uma nova vida que terá de moldar para transformar a sua nova vida numa realidade.
Mais uma pessoa que conheci pela mão dum dos mais notáveis romancistas espanhóis do nosso tempo.

Entro no mês de Dezembro e apresso-me, com Paul Auster, a viver o colapso económico pós-Bush na Nova Iorque de 2008/2009. Para lá estou a caminhar e isso aqui relatarei brevemente........

1 comentário:

  1. São estes Homens, que conseguem transmitir, aos menos habilitados, por este ou aquilo motivo, desconhecem os factos, e através Destes, se fica a conhecer, melhor as Realidades, e os Espaços, que outros não conhecem.
    W

    ResponderEliminar