sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

POR ONDE ANDEI EM 2010 - III

Iniciava-se o 2º.trimestre de 2010 e depois da DERROCADA do Espanhol Ricardo Menendez Salmon – revelava-me JOSÉ SARAMAGO no seu CADERNO Nº. 2, que ainda em 15 de Abril de 2009, "as FARC da Colômbia mantêm há 12 anos, 22 militares acorrentados a árvores"; Esta obra reúne o conjunto de textos que diariamente José Saramago foi escrevendo no seu blog entre Setembro de 2008 e Novembro de 2009. Representa as reflexões, as opiniões, as sugestões, críticas aos mais diversos assuntos e sobre as mais diversas questões.

Deambulei depois com AFONSO CRUZ que, tal como o seu pai, Vivaldo Bonfim, adora ler e deixa, no sótão da sua casa, uma bela biblioteca a seu filho que tem o mesmo apelido Bonfim, este herda o vício do pai e, com os LIVROS QUE DEVORARAM O MEU PAI, viaja pelos livros visitando o mundo dalguns livros que o pai adorou (Crime e Castigo de Dostoievsk, a Ilha do Tesouro, de Stevenson, etc.).

Visitei depois a agitada Lisboa de 1808 e fui tomar O PEQUENO ALMOÇO DO SARGENTO BEAUCHAMP, com VASCO DA GRAÇA MOURA (na 2ª. foto), que me contou uma história passada no tempo das Invasões Francesas, mais precisamente durante a primeira invasão francesa, na confusa situação gerada pela presença das tropas napoleónicas em Portugal. A vida, os amores e os projectos de futuro de Jacinto Negrão Bezerra de Albuquerque numa rápida sucessão de peripécias cujo encadeamento acaba por levar a um desfecho inexorável.

Com JOSÉ JORGE LETRIA mantivemos umas CONVERSAS COM LETRAS, mantendo uma série conversas com vários escritores portugueses.

Abril águas mil e é nesta altura que o norte-americano ROBIN SHARMA me relembra no seu LIVRO DA SORTE E DO SUCESSO que as melhores coisas da vida requerem paciência, concentração e sacrifício e que nem uma única vida grandiosa foi constituída sobre uma base de desculpas, por isso paremos de as inventar.

Vou retemperar forças e ganhar coragem para vos dar a conhecer um lugar imaginário onde tive oportunidade de conviver com os medos actuais e a falta de princípios nas cidades.

3 comentários:

  1. Seve;
    Com alguns andaste muito bem...
    Com outros andaste bem
    Com outro menos bem.
    Mas o importante é que andaste e te sentiste bem com todos eles.

    Grande abraço, amigo Seve.
    Osvaldo

    ResponderEliminar
  2. Amigo
    É importante dares a conhecer os teus percursos e conhecimentos, melhorando a qualidade da história e não só.
    Continua.
    Um abraço
    W

    ResponderEliminar
  3. Simplesmente brilhante este post. A par do anterior. Grande viagem, Severino.
    Um abraço
    Rudi Crol

    ResponderEliminar