quinta-feira, 4 de novembro de 2010

OS LIVROS DA MINHA VIDA - II


"Para a região vermelha e parte da região cinzenta de Oklahoma, as últimas chuvas caíram suavemente, sem penetrarem fundo na terra escalavrada".

Assim começa "AS VINHAS DA IRA" um dos grandes romances do séc. XX, de um dos maiores escritores americanos - John Steinbeck, 1902-1968- .

O pai de Jane Fonda (Henry Fonda, grande actor, 1905-1982) imortalizou na tela Tom Joad a grande figura humana e personagem principal das VINHAS DA IRA.

Quatro décadas após a sua morte ele (John Steinbeck) continua a ser dos escritores mais apreciados nos EUA.

John Steinbeck seguiu-se a Victor Hugo nas minhas leituras eternas e inesquecíveis, ainda antes de descobrir alguns autores portugueses (de que falarei proximamente).

"A UM DEUS DESCONHECIDO", "A LESTE DO PARAÍSO" (lembras-te, ó amigo Almeidinha, do cágado a subir o passeio......), "RATOS E HOMENS", "A BATALHA INCERTA" (grande livro, ó Almeidinha e o puto que cai da pereira e parte-se todo......) são livros absolutamente imperdíveis e intemporais.

John Steinbeck (na foto) foi Prémio Nobel da Literatura em 1962

2 comentários:

  1. Caro Seve;

    Com Steinbeck, tocaste na minha paixão pelos livros e grandes escritores. Tenho alguns, em francês, já que foi por aqui que conheci a sua obra e livros como "A un Dieu inconu", "La Grande Valée", "Les Raisains de la Colère", "A l'este d'Eden", "Des souris et des Hommes", "Les pâturages du Ciel", "Lune Noir" e outros, fazem parte dos que eu li e alguns reli, mas sem dúvida que o que mais me marcou foi o "Tortilla Flat" que o reli pela quarta ou quinta vez no ano passado.
    Obrigado Seve por relembrares o maior entre os maiores.
    Um abração.
    Osvaldo

    ResponderEliminar
  2. Grandes livros e um Grande Escritor! A reler toda a obra do Steinbeck. Lembro-me perfeitamente dessa discrição que referes e então e o cágado a tentar subir um barranco (salvo erro) nesse livro eterno "As vinhas da Ira". Mais uma vez, o que não é de espantar, escolheste um grande título.

    Um abraço

    Almeidinha

    ResponderEliminar