domingo, 21 de novembro de 2010

OPRESSÃO

Publicou o meu amigo Kim no seu blogue "Às vezes fim de semana" um belo escrito de homenagem a Aung Sang Suu Kyi, a birmanesa que, ao que parece, finalmente se libertou da prisão domiciliária a que, durante mais de uma dezena de anos, tem estado sujeita.

Ora a propósito de opressão, creio que nunca os opressores tiveram tanta força sobre os oprimidos como nos tempos que correm. Nunca o seu laço se apertou tanto sobre o pescoço dos oprimidos como nos tempos que estamos a viver e, ainda por cima, em nome da democracia e da liberdade...... e não só.

Quando, com as dificuldades que actualmente as pessoas sentem para, por exemplo, pagar os empréstimos que contrairam para pagar as suas casas, se ouve um administrador de um banco português proclamar que este ano vai ter menos vinte milhões de euros de lucro em relação aos sessenta milhões que teve no ano anterior, estamos assim absolutamente sintonizados no tempo que passa - a absoluta e total tirania vexatória deste desenfreado ultra-liberalismo/ultra-capitalista mais selvagem que estamos a viver-!

3 comentários:

  1. MANDELA, é o HOMEM, que Libertou Povos, e mais concretamente, na África do Sul, unificou as Pessoas, pois Todos Somos Humanos-Irmãos, perfeitamente Iguais, não interessando as tonalidades de cores. No capitalismo tirano e vexatório, precisamos de Um MANDELA.
    W

    ResponderEliminar
  2. Caro Seve;

    Disseste tudo,... não deixaste espaço para "acrescentos"!...

    Frase de um colega de Portugal na passada sexta-feira num colóquio em Vaduz;
    "Hoje já nem se fala se estamos de tanga ou não porque nem nos importamos de andar nús. O que nos aflige é este nó sêco na garganta que se serra e nos sufoca!...".

    Grande abraç, amigo Seve.
    Osvaldo

    ResponderEliminar
  3. Infelizmente parece algo que não acabará nunca. É como os pobre e os ricos, apesar de neste caso uns fazerem mais por o serem do que outros. Claro que me refiro apenas ao trabalho e não à exploração.
    Abraço

    ResponderEliminar