quinta-feira, 12 de dezembro de 2019

"UMA LONGA VIAGEM COM MIGUEL TORGA" - JOÃO CÉU E SILVA - LEITURAS 2019 - XX

Resultado de imagem para UMA LONGA VIAGEM COM MIGUEL TORGA

Adolfo Correia da Rocha era o seu verdadeiro nome, Miguel Torga era o seu pseudónimo, criado quando tinha vinte e sete anos (em 1934).

TORGA é o nome de uma planta modestíssima que se queimava nas lareiras dos pobres que não tinham lenha mas, ao mesmo tempo a torga é um arbusto muito retorcido e o Torga também era uma pessoa assim. Está perfeitamente adequado ao seu temperamento, é uma planta silvestre, modesta, humilde, com as raízes retorcidas na terra para custar mais a arrancar. Não é por acaso que a escolhe.

MIGUEL por ser um nome universal, Miguel Ângelo, o singular, o húmus nativo e o mundo.  

Também se diz que (Miguel) em homenagem a dois grandes vultos  da cultura ibérica, Miguel de Cervantes e Miguel Unamuno.

Torga não seria um homem de trato fácil e tal como refere João Céu e Silva "a primeira conversa feita com os que o conheceram foi sempre difícil. E se me apresentava como jornalista pior ainda, portanto, à terceira foi de vez e a partir daí deixei de mencionar esta parte da identificação".

Gosto muito de ler Miguel Torga mas desconhecia este livro (uma edição da ASA de 2007) que tanto prazer me proporcionou, pois fiquei a conhecer um pouco mais do homem e do seu amor à terra e aos seus lugares de eleição. 

"Torga era um homem que foi criado com valores de pessoas que quando deixavam cair ao chão um bocado de pão o apanhavam e beijavam, e um homem assim tem um compromisso com a vida e com a dignidade do ser humano". 


1984
Miguel Torga   -  1907-1995  


retive e anotei:

-...lembra-se de o poeta lhe perguntar com é que iam os estudos e que ao dizer-lhe que iam mais ou menos ele respondeu-me que as coisas mornas não interessam ou é quente ou é frio.



0 - li, mas foi zero
1 - desisti
2 - li, mas não me cativou
3 - razoável
3,5 - interessante
4 - bom
5 - muito bom
6 - excelente
7 - obra prima

Sem comentários:

Enviar um comentário