quarta-feira, 18 de dezembro de 2019

"SOLDADOS DE SALAMINA" - JAVIER CERCAS - LEITURAS 2019 - XXI


Soldados de Salamina

Este é o nº. 2 da Colecção Miniatura, numa nova edição dos Livros do Brasil, e da qual já estão publicados doze. A antiga Colecção foi publicada entre 1951 e 1967.

Aborda um tema que sempre me despertou curiosidade pela escassez de informação referente à mesma — a Guerra Civil Espanhola, que decorreu entre 17.07.1936 e 01.04.1939—.

Neste livro, em que o autor cria, como se poderá ler na contracapa, uma nova forma de abordagem deste fratricídio, construindo o seu relato sem apriorismos ideológicos.

Um soldado republicano pôde matar um militar fascista mas não o fez. Javier Cercas transforma esse soldado que teve um gesto de piedade num herói.

Refira-se que o soldado fascista tinha escapado a um pelotão de fuzilamento e andava fugido, tendo um dos seus perseguidores, o soldado republicano, conseguido localizá-lo, ficando frente a frente com ele mas fez que o não viu, poupando-lhe assim a vida e, consequentemente, facilitando-lhe a fuga.  


Imagem relacionada
Javier Cercas  1962 -   Cáceres-Espanha 

Nota: a antiga e excelente Colecção Miniatura, Edição Livros do Brasil, compreendia 170 volumes em formato de bolso (11 x 16 cm, mais pequena que a actual) foi editada entre 1951 - 1967. 
As bonitas capas dos primeiros 115 volumes foram ilustradas por Bernardo Marques e os restantes por Infante do Carmo.
Traduções dos mais credenciados escritores portugueses (e não só), nomeadamente Jorge de Sena, Alexandre Pinheiro Torres, João Palma Ferreira, Alexandre Cabral, Artur Portela Filho, Erico Veríssimo, Ilse Losa, António Ramos Rosa, António Lopes Ribeiro e outros.

Nº. 1 da antiga Colecção Miniatura
"O LIivro das Lendas" - Selma Lagerlöf
Nº. 170  -  "O Aniversário da Infanta"
Oscar Wilde e outros (o último volume publicado
desta antiga colecção)

Li e anotei;

-Javier Cercas em conversa com Bolaño:
    JC - leste os livros que te dei?
     B  - claro, eu até leio os papéis que encontro na rua 


0 - li, mas foi zero
1 - desisti
2 - li, mas não me cativou
3 - razoável
3,5 - interessante
4 - bom
5 - muito bom
6 - excelente
7 - obra prima

Sem comentários:

Enviar um comentário