Gosto de ler livros sobre livros escritos por quem gosta de livros e por isso sempre tive curiosidade em ler os de Alberto Manguel, já que efectivamente é um homem que gosta de livros, vive para os livros, é um grande leitor e dono de uma grande biblioteca. Contudo, nunca um livro seu me satisfez e creio que após a leitura deste "Embalando a minha biblioteca" confirmo que efectivamente Alberto Manguel não é um escritor é realmente um grande leitor e um grande amante de livros.
De qualquer modo dos seus livros retiro sempre passagens interessantes:
-"O único método que leva comprovadamente ao nascimento de um leitor não foi, tanto quanto sei, ainda descoberto." - que verdade!
-"Quando a Mona Lisa foi roubada, em 1911, acorriam multidões ao Louvre para fitar o espaço vazio entre os quatro pregos que seguravam a pintura, como se a ausência tivesse significado em si mesma."
-"Há uma história acerca do magnata do cinema Sam Goldwyn, que tentou comprar os direitos de uma das peças de George Bernard Shaw. Goldwyn, fiel a si mesmo, não parou de regatear o preço e, incapaz de perceber a razão. "O problema, senhor Goldwyn, é que o senhor só se interessa pela arte e eu só me interesso pelo dinheiro."
-"Ninguém que leia olha para um livro, mesmo um livro por abrir numa prateleira, como alguém que não leia." - Dickens
-"A felicidade alcançada pela leitura, como qualquer felicidade, não pode ser imposta."
Alberto Manguel - n. Buenos Aires 1948 |
2 - li, mas não me cativou
0 - li, mas foi zero
1 - desisti
2 - li, mas não me cativou
3 - razoável
3,5 - interessante
4 - bom
5 - muito bom
6 - excelente
7 - obra prima
Sem comentários:
Enviar um comentário