Uma surpresa recheada de factos curiosos este livro de 350 páginas, escrito por Marcelo Teixeira, licenciado em história.
"HISTÓRIA(S) DO ESTADO NOVO - AS PALAVRAS - OS FACTOS-"-É um bom livro que retrata muito bem o que foi o Estado Novo.
Passa em revista os principais acontecimentos nacionais ocorridos de 1933 a 1974.
Aborda, entre muitos outros, temas como a "neutralidade" portuguesa na Segunda Guerra ou a adesão do nosso país ao "Plano Marshall", a viagem de avião de Salazar ou o assalto ao Banco de Portugal, a Primavera marcelista ou a Guerra Colonial, o desvio do navio Santa Maria, ou o exílio do Bispo do Porto e muitos muitos outros e curiosos (e pouco conhecidos) factos ocorridos entre aquelas datas (1933-1974).
Num estilo e numa linguagem muito simples, acessível e apetecível permite revisitar um período único da História Contemporânea de Portugal.
Tal como já referi é numa linguagem simples que são abordados os factos mais salientes ocorridos neste período, não só a nível nacional mas também internacional:
- 1935 - No continente americano termina a Guerra do Chaco, deixando um rasto de 90 mil mortos e tendo a Bolívia perdido para o Paraguai parte do território. Nos Estados Unidos a Lei Wagner oficializa o direito sindical.
-1936 - o Hino da Mocidade Portuguesa é escrito pelo poeta alentejano Mário Beirão (curioso)
-1940 - EXPOSIÇÃO DO MUNDO PORTUGUÊS em Lisboa- Uma das visitas ilustres foi o autor de "O PRINCIPEZINHO" Antoine de Saint-Exupéry, que tece os maiores elogios a esta exposição.
E muitos, muitos outros curiosos factos que fiquei a conhecer, alguns que me fizeram abrir a boca de espanto.
Sem comentários:
Enviar um comentário