domingo, 16 de janeiro de 2011

POR ONDE ANDEI EM 2010 - II

Retomo o balanço das minhas leituras de 2010 e, por isso mesmo, relembro as minhas andanças por novos mundos, conhecendo novas gentes.

Ainda no Brasil, já depois de ter andado n O RASTRO DO JAGUAR, como vos contei no meu primeiro relato de 5 do corrente, conheci, através dos seus textos no PIF-PAF, o grande humorista MILLÔR FERNANDES que me ensinou que em geral o cabelo fica branco mais depressa do que o bigode porque o bigode é vinte anos mais novo.

Viajei depois para os EUA e, com PHILP ROTH, maravilhei-me com a sua INDIGNAÇÃO. Este grande autor norte-americano relata a curta vida de um filho único de um casal dono de um talho; vai para a Universidade, é um rebelde que apenas pensa em estudar desprezando tudo e dedicando-se inteiramente aos seus estudos, é um bom filho, mas é mobilizado para a guerra da Coreia (1952) e aí morre com 22 anos. Uma vida curta mas absolutamente arrebatadora.

DULCE DE SOUSA GONÇALVES revela-me a sua angústia e a sua vida nos últimos sete anos de vida do seu pai - doente de Alzheimer através da AUSÊNCIA-DIÁRIO DE UMA FILHA DOENTE DE ALZHEIMER.

UMBERTO ECO (com óculos e de chapéu), reconhecido escritor italiano e JEAN-CLAUDE CARRIÉRE argumentista ligado ao cinema, deixam-me ouvir com A OBSESSÃO DO FOGO uma bela conversa entre os dois sobre a magia dos livros e é através deles que fico a saber que foram provavelmente impressas duzentas a trezentas Bíblias de Gutenberg. Hoje sobrevivem quarenta e oito, doze delas em velino (pele de vitela que, depois de preparada, imita o pergaminho).

Aspectos bem interessantes da guerra civil espanhola é-me contada pelo JOSÉ VIALE MOUTINHO com as CENAS DA VIDA DE UM MINOTAURO.

RAYMOND CARVER, escritor norte-americano que morreu cedo com 50 anos, alcoólico, conta-me, através DE QUE FALAMOS QUANDO FALAMOS DE AMOR, uma série de histórias bem interessantes.

Com este jovem e grande escritor norte americano PAUL AUSTER, conheci MR VERTIGO, em que Walt, um órfão adoptado por dois tios, que o tratam abaixo de cão, é depois adoptado por um mestre que o treina na levitação e faz dele uma vedeta nesta arte

Assisti à DERROCADA depois de RICARDO MENENDÉZ SALMÓN me ter confessado, em 2009, uma grande OFENSA; esta Derrocada foi uma desilusão, depois de tanto ter prometido com a tal Ofensa.

E, com esta DERROCADA, fico-me hoje por aqui, esperando, dentro de dias, continuar a contar-vos por onde andei e quem conheci em 2010.

3 comentários:

  1. Caro Severino,
    Curiosamente, ou não, dos oito livros a que fazes referência li quatro e gostei de todos eles: O rastro do jaguar, Indignação, De que falamos quando falamos de amor e Mr.Vertigo. Quanto ao 1º. o autor era-me completamente desconhecido mas fiquei muito agradado com a história; Quanto ao 2º. bom.... o Philipp Roth será certamente, desde que a Academia Sueca acorde, um dos próximos nóbeis da literatura. O homem é um grande escritor e dos livros que já li dele destaco: A mancha humana, O animal moribundo, Todo o mundo etc. Do Raymond Craver apenas li essse a que fazes referência, um livro de contos, mas estou com "apetite" para ler "A catedral". Por último o Paul Auster que grande escritor: Timbuktu, Leviatan, A música do acaso, O livro das ilusões e o mais recente e último que li dele "Sunset Park" todos os seus livros são "certificados de garantia" para quem gosta de ler e já se habituou à sua escrita.

    Agrada-me sempre ler as tuas opiniões sobre as tuas leituras e quantas vezes já nos temos contagiado mútuamente?

    Um abraço e continuação de boas leituras em 2011.
    Almeidinha

    ResponderEliminar
  2. Entre a morte prematura dum e a derrocada doutro, ficam as páginas que te alimentam os dias.
    Abraço Seve!

    ResponderEliminar
  3. Recordar o passado, viver o presente, dá continuidade para o futuro, e é um gosto imenso apreciar o que dás a conhecer, a um leigo, melhor ficando enquadrado na realidade, e a objectividade já escrita por mim, caminha a largo passos, para Um Brilhante, que vais marcar na História deste País.
    Um abraço.
    W

    ResponderEliminar