segunda-feira, 1 de março de 2021

"A SOLIDÃO DOS NÚMEROS PRIMOS" - PAOLO GIORDANO - LEITURAS 2020 - XXV

Arquivo: A solidão dos números primos - Paolo Giordano Santo António dos  Olivais • OLX Portugal


Há  mais de dez anos que comprei este livro num alfarrabista e é daqueles que ando de dia para dia para o ler mas vai ficando, ficando...só agora (Dez 2020) surgindo a oportunidade.

Os números primos (números inteiros) são aqueles que apenas são divisíveis por ele e pela unidade; Ex.: nº. 5 apenas por 5 e por 1; o 6, por exemplo, já é um número composto pois já tem mais do que dois divisores (tem quatro - 1, 2, 3, 6).  São, por isso (os números primos), números solitários e suspeitos. Mattia e Alice, dois misteriosos personagens deste livro, são assim. Dois seres perdidos, próximos, mas não o suficiente para se encontrarem totalmente.

A complexidade de certas personagens deste livro, como Alice e Mattia e a sua irmã Michella, com o seu quê de misterioso tornam-no de leitura que, em determinadas alturas, quase chega a entusiasmar. O pai de Alice obriga-a a frequentar aulas de esqui, para provar que é forte e competitiva. Ela odeia esquiar. A manhã está coberta de nevoeiro, não lhe apetece ir, ainda sente o peso do leite matinal no estômago. 

No teleférico, descuida-se e faz chichi. Humilhada, tenta esquiar rapidamente colina abaixo, mas sai da pista e parte uma perna. Deixa-se ficar, imóvel na neve, a pensar que vai morrer. Não morre, ma fica coxa para o resto da vida.

Mattia é um rapaz muito inteligente que tem uma irmã deficiente mental, Michella, cuja presença constante afasta potenciais amigos. Quando um colega os convinda para uma festa, Mattia deixa a irmã num banco do jardim, dizendo-lhe que espere ali por ele. Mas quando regressa não a encontra. Michella desapareceu para sempre. 

Livro interessante que li com relativo agrado, não decepcionou mas nunca chegou a entusiasmar-me.  

                                                  Paolo Giordano  -   Turim - Itália - 1982



3,5 - interessante

0 - li, mas foi zero
1 - desisti
2 - li, mas não me cativou
3 - razoável
3,5 - interessante
4 - bom
5 - muito bom
6 - excelente
7 - obra prima
  

Sem comentários:

Enviar um comentário